"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aos Blogs de Educação, Educadores...


A todos blogs e sites da área da Educação parceiros deste mundinho.
Gostaria de lhes informar que em função do belo trabalho que realizam nessa área, dos excelentes posts, decidi indicar seus endereços ao grupo de professores da escola em que trabalho em uma das nossas reuniões pedagógicas.
Espero que não se importem por ter repassado os endereços sem consultá-los(as), até por que deverão receber diversas visitas. Já tem professores visitando e estão adorando. Não são blogueiras, mas excelentes professoras em busca de mais conhecimentos, criações, sugestões.
Caso alguém não concorde com a divulgação me avise imediatamente que tomarei as medidas necessárias para retificar a indicação.
Segue abaixo a cópia do conteúdo e lista dos blogs indicados.

Para as Professoras da ....

Assunto: blogs e sites de educação

Segue lista de blogs e sites para encontrar atividades e sugestões de planos de aulas, projetos, avaliações diagnósticas, reflexões e muitas outras coisas.
Mas atenção, é preciso explorar, passear pelas páginas, em especial nos blogs que normalmente tem no início apenas as ultimas postagens. Então procure pelas postagens anteriores/mais antigas/guardadas, geralmente se encontram no lado direito e ao longo da página. Verão que há muita coisa para tirarmos proveito.
Também devo citar aqui que no site do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html - acessando o “espaço de aula”, em seguida clique na página que abrirá: “sugestões de aula”, depois basta indicar nos campos que tipo que busca está fazendo que descobrirá muitos trabalhos excelentes . É um portal nosso muito pouco explorado e que tem uma infinidade de sugestões e planos de aulas, basta pesquisar e usufruir.
Não acabou por aqui, há muito para descobrir na rede, mas é preciso tempo para essa exploração. Assim que descobrir mais coisas compartilharei com todas.
Bom passeio... explorem muito e usufruam bastante.

Profª Rosa Zamp


http://amigasdaedu.blogspot.com/
http://dialogoeducacao.blogspot.com/
http://lbganbarros.blogspot.com/
http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com/
http://varaldeatividades.blogspot.com/
http://professoramarciavaleria.blogspot.com/
http://jardimdatiadani.blogspot.com/
http://alemdogiz.blogspot.com/
http://criatividadepedagogica.blogspot.com/
http://reridamaria.blogspot.com/
http://mariotticg.blogspot.com/p/trabalhando-com-vogais.html
http://paraisodoeducando.blogspot.com/
http://lucianakerche.blogspot.com/
http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com/
http://suzettepaula.blogspot.com/2008/11/exerccios-de-ortografia.html
http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/
http://souapaixonadaporartes.blogspot.com/
http://vidadeprofa.blogspot.com/2009/03/alfabetizacao-atividades-para-imprimir.html
http://www.jogosbrincadeiras.com.br/
http://professoressolidarios.blogspot.com/
http://educandooamanha.blogspot.com/
http://cantinhoencantadodatiagi.blogspot.com/
http://educa-tube.blogspot.com/
http://amandaeducar.blogspot.com/


Não está em ordem de preferência, nem alfabética, apenas copiei e colei da minha lista que tenho arquivado e ressalto que todos os endereços devem ser visitados mesmo que seja um pouco por dia.


Queridas(os) parceiras (os) não sei se terei tempo para avisar em todos os endereços sobre este post, para que saibam que foram indicados, então peço-lhes que ajudem a divulgar de um blog a outro, pois gostaria que todos tomassem conhecimento. Também estarei compartilhando o post no facebook o que provavelmente levará muitos outros educadores a também lhes visitarem

Aproveito para parabenizar a todos(as) por simplesmente terem escolhido essa profissão, por amarem o que fazem e não desistirem mesmo com todos os problemas que temos enfrentado nessa área. A começar pela desvalorização econômica e social da nossa profissão, pelos diversos tipos de violência a que estamos sujeitos, entre tantos outros leões que matamos por dia. Entretanto, temos de olhar também para o que nos faz bem, para quem nos dá valor, para o que nos gratifica e que inúmeras vezes é um sorriso de uma criança, um abraço apertado recebido quando menos esperamos, o agradecimento de uma mãe ou de um pai.

Por essas e tantas mais, reproduzo abaixo o post do blog dos professores solidários de hoje que trás uma carta de um pai e que me tocou pela sua confiança depositada nos professores, pelo alento nesse momento que temos atravessado. Boa leitura e mais uma vez PARABÉNS!!!
Rosa Zamp



Carta de um pai aos professores

Prezados Senhores: Educadores,

Diante de acontecimentos terríveis ao longo dos anos, gostaria de pedir-lhes algo muito importante.

Indiscutivelmente, vocês são um alicerce de extrema importância na vida de várias pessoas. Certamente que nem imagino como se motivam ao trabalho, se por questões pessoais ou por amor à profissão, porque o incentivo e o reconhecimento são poucos ou quase nenhum por parte do governo e da sociedade. Mas mesmo assim, são de extrema importância. “Vocês são valiosos tesouros da cultura comportamental da história humana!”

É por isso que peço ajuda à Deus e a vocês. Tais fatos me entristecem ao invés de revoltar-me. Tenho uma filha e estou prestes a ganhar outra, e tais fatos me tiram o sono. Lembro-me bem que tive excelentes professores e me recordo de palavras de muitos, que levo comigo para o resto da vida. E é justamente isso que peço a vocês.

Por favor, observem seus alunos como se fossem seus próprios filhos. Observe atos comportamentais das crianças e dê atenção aos alunos rejeitados e excluídos, orientando-os para a vida. Sabemos que a cultura educacional de cada família é vasta, e muitas das vezes, precária. Sem falar na degradação da família que existe e aumenta a cada dia. Hoje não é difícil ver tamanha desordem e desagregação de valores na família, mas ainda assim, acredito que é possível fazer a diferença na vida das pessoas com atenção, educação e lições para a vida toda. Sabemos que vocês são para muitos, os únicos que são capazes de ensinar algo de bom na vida deles. Sabemos também que é uma luta gigantesca o trabalho de vocês. Mas acredito que se há algo de bom dentro de seus corações, há possibilidade de fazer a diferença.

As grandes mentes diabólicas do mundo são de pessoas que passaram despercebidas aos olhos dos outros e se afundaram num sombrio mundo de sofrimento e revolta. As coisas que nós seres humanos enfrentamos hoje são terríveis e o único momento onde se é crucial notar tais problemas e doenças é na infância. Mas como notar isso em algumas crianças se a própria família muitas das vezes é a própria causadora de tudo isso? É aí que nossas esperanças são depositadas em vocês, professores. Por favor, levem à sério a importância que vocês carregam. É enorme a responsabilidade que carregam nas costas. Mas ainda assim, acredito em vocês, pois sabemos que o que vocês falam e ensinam, são cruciais, além de importante na formação da personalidade de futuros cidadãos.

Neste breve relato, peço a todos que acreditem no trabalho de vocês e principalmente nas crianças. Peço que atentem para as crianças aparentemente inofensivas, mas que podem carregar um vasto campo de sofrimento e revolta em seus amargurados corações. Não permitam qualquer tipo de “buling” e brincadeiras de mau gosto. Ensinem para a vida! Afinal, vocês são 80 % do caminho do bem na vida de uma criança!

Agradeço a todos a atenção.
Um grande abraço e que Deus proteja e abençoe a todos.

Fabio Ruffo


Beijo a todos!

32 comentários:

  1. Que divulgação interessante. Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Onde está o link do meu??????????

    Aí! Eu que me esfolo para ser um exemplo pedagógico.!!!!!


    Mundo ingrato! Um dia verão!!!!










    A educação é a pedra onde tudo tem início. Os professores são os últimos D. Quixotes deste mundo. Infelizmente Os Sancho Panças não lhes sabem recordar essa grandeza!!!

    ResponderExcluir
  3. Legal sua iniciativa, está promovendo dois trabalhos: a troca de experiências e a divulgação dos blogs. Parabéns. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Mafalda
    obrigada por mais uma visita, te devo também.
    Pretendo divulgar uma lista de blogs de perfil como o seu, quem sabe em breve...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. M
    kkkkkkk
    Você é uma piada e o mais engraçado que é de português...(estou rachando de rir)

    Valeu pelo pensamento deixado!

    Bjs exemplo pedagógico!

    ResponderExcluir
  6. Paty
    Querida, estou chateada porque deve pensar que me esqueci de ti, mas a verdade é que são muitos blogs e estou terminando um novo levantamento para repassar para o grupo de professores no último HTPC (reunião) de Abril e o seu já está selecionado. Aliás, para as profs. mais interessadas que me pedem mais fontes já passei emails com mais endereços, inclusive o seu.
    Quando fizer a divulgação e exploração na reunião postarei novamente no blog os links.
    Acredito no seu carinho e compreensão.
    Bjs e ótimo fim de semana. Rosa

    ResponderExcluir
  7. lol


    Que parte te rachou? lool

    Ninguém me leva a sério...

    Agora vou me armar em Calimero...

    snif
    snif
    e
    snif..

    ResponderExcluir
  8. Rosa querida, não estou chateada de forma alguma, foi isso mesmo que pensei (são muitos blogs, não é uma tarefa simples organizar e repassar). Fique bem tranquila, minha mensagem parabenizando-a foi bem sincera, não quis cobrar nada. Bjs e não se preocupe.

    ResponderExcluir
  9. M
    rachar de rir é uma expressão que usamos para dizer que estamos gargalhando (rindo muito), mas duvido que não sabes disso?

    Quanto a te levar a sério? Hum...é ruim hein!

    Please...não chores :)

    ResponderExcluir
  10. Paty
    acredito mesmo que é sincera...a minha nova lista já tem 12 novos blogs.
    É muita coisa boa pra se divulgar...que bom, pois, precisamos disso, de profissionais realmente dedicadas na educação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Vim agradecer sua visita.
    Volte sempre, vou amar.
    Um abençoado domingo

    ResponderExcluir
  12. gracias por tu aportación de blogs de educadores y por tu reflexión. un beso desde España.

    ResponderExcluir
  13. Nossa.....Pensei que eu seria a primeira a reclamar.....Bem,...vc visitou meu blog, quem sabe participo da próxima lista.
    O linguagem é diferente, sabe pq? Eu tb visito blogs e divulgo.Tb preocupo-me com boas postagens para facilitar o trabalho do professor....Entre outras coisas e afins o Linguagem e Afins está as ordens. Po rfavor,Rosa,peça para as colegas blogueiras colocarem fonte em suas postagens.Veja meu pedido no post de sábado, dia16/04.Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Um dia vou surpreender-te!!!

    Ou uma noite...lol

    ResponderExcluir
  15. Tânia
    não há o que agradecer, basta também visitar este humilde cantinho sempre que puder que ficarei muito feliz.
    :)Rosa

    ResponderExcluir
  16. jirbanaso
    gracias a ti por não deixar de visitar-me, também estarei sempre te visitando com carinho.
    Besos.
    Rosa

    ResponderExcluir
  17. Krika
    Como já disse em seu blog, só não constou da primeira lista/divulgação porque conheci sua página a poucos dias, mas já está selecionada para a próxima. Também amei seus trabalhos e concordo que deve haver respeito e cuidado quanto a utilização de fontes e referências. Já fui plagiada, não gostei e espero que não aconteça mais.
    Bjs e seja muito bem vinda!
    Rosa

    ResponderExcluir
  18. M
    |o|Nossa que medo!!! Partindo de ti fico realmente preocupada, mas sei que tens carinho por mim e não farás nada que me prejudique...
    ...assim espero |o|
    Te adoro criatura!
    Beijinhos e bandeira brancaaaaa.:D

    ResponderExcluir
  19. Respeitarei a bandeira branca...

    Já quem a ergue...lol

    ResponderExcluir
  20. Eu ergo, tu ergues, nós erguemos, vós ergueis...

    :D :) :| |o| ... ai Deus! :(

    ResponderExcluir
  21. Quem a ergue...

    Nã...Não te vou fazer mais elogios. Ficas toda babada:)

    ResponderExcluir
  22. M
    hahahahahahaha...é tens me deixado mal acostumada, mas não babada.
    Cá para nós quem baba é quem elogia...kkkk
    Eu fico babando sim é pelo teu bom humor e inteligência...mas também já te elogiei demais e acho que não vou parar:)

    ResponderExcluir
  23. Bela iniciativa, Rosa! Vou plagiar (confesso) o M, onde está meu blog? Sou alfabetizadora de idosos. Tudo bem, velho não conta!
    Me me leves a mal, querida! Sei que meu blog é uma miscelânea, então nem posso reclamar.
    Bjo e paz e sorrisos pra ti.

    ResponderExcluir
  24. Oi Rosa, tudo bem?? Me sinto muito honrada por fazer parte da lista dos blogs indicados. Isso é uma injeção de ânimo para nós ( donos dos blogs) continuarmos nosso trabalho com mais garra e carinho. Esse incentivo que deu aos seus professores foi de grande valia.Muito obrigada e parabéns pela iniciativa.
    bjs no seu coração!!Laura Helena

    ResponderExcluir
  25. Marinha
    Aaaiii,isso está se tornando chato...brincadeira.
    De fato Marinha, não divulguei seu blog, da mesma forma que não divulgo(am) o meu. Acho que precisamos parar de fazer essa lambança de temas e assuntos...kkkk.
    Precisamos descobrir uma outra forma de nos divulgar, vamos pensar juntas?
    Bjs. Rosa

    ResponderExcluir
  26. Laura
    fico feliz que tenha aprovado...posso lhe garantir que as professoras também gostarão muito do seu cantinho. Como disse no post não são blogueiras, talvez não lhe sigam por não ter contas/blogs "ainda", porque se depender de mim vou incentivar a todas a providenciar um.
    bjs e até.

    ResponderExcluir
  27. Olá Rosa
    Finalmente tive o bocadinho de tempo (não tanto como merecia) para lhe fazer a visita prometida... Adorei o seu espaço, muito pertinente nos dias de hoje... falar sobre educação e partilhar com os pares, com os pais é algo meritório. O que aqui transmite são preocupações de todos. A questão dos professores estarem no inicio da construção do Homem, concordo plenamente... junto com os pais, são o alicerce do cidadão de amanhã.
    Quanto à sua rede de blogs... viu um flime que se chama "favores em cadeia"? Se cada um dos blogs que você indicou, se "responsabilizar" por indicar outros 3 (ou outro valor) vocês não tardarão a ter a vossa rede montada...
    Atenção: isto é uma achega de alguém que está chegando e que não sabe para onde vai...lol
    Bjs e voltarei

    ResponderExcluir
  28. Marinha!!!! Um abraço solidário!!!!!

    lol

    Ainda sobre o rachar a rir, aqui diz-se "partir à rir"...Vês...apenas nuances:)

    Do babar...Prefiro babar.me ao elogiar que sendo objecto de elogio:)

    Vejo que o teu blog está cada vês mais bem frequentado. Mais não digo que a CF também não é de elogios:)

    Mas a ideia dela até é interessante...Também, algumas vez havia de acertar...lol

    ResponderExcluir
  29. CF
    Que bom que deixou suas palavras achei que iria ficar só na visita, ainda bem que me enganei.

    O que mais persisto enquanto educadora é justamente mobilizar, conscientizar, tentar formar essa "rede" de que falou. Tarefa difícil, mas não impossível quando se acredita e se tem esperanças.

    Se achegue mais, sempre e pelo que já senti em suas palavras, não me pareces nada perdida.

    Bjs. :)

    ResponderExcluir
  30. Olá M.
    Isto aqui está começando a parecer um chat. Gosto muito, mas me falta tempo de interagir melhor.

    Por que é tão resistente a elogios e perguntas?
    Deixe disso, aceite os elogios e dê as respostas quando lhe pedirem.

    Aqui sempre foi muito bem frequentado e cada vez chegam mais. Cuide bem dos seus frequentadores, já que sempre um e outro vem de lá pra cá. Marinha, Palavras Vagabundas, Sandra, Avogi, CF e outros que agora não me recordo.
    Eu cuidarei bem dos meus cá, pois já percebi que alguns também vão daqui para lá.
    De alguma coisa está servindo "esses laços virtuais"...para se criar mais

    Que venham e que vão...desde que com um bom coração!
    Beijinhos...:)

    ResponderExcluir
  31. lol E que fiquem os que apenas o mereçam...lol

    Ficarei!

    Os que vêm para cá é porque os atrais:)

    ResponderExcluir
  32. adorei a indicação.............
    Já estou te seguindo e adorando tudo aqui.

    beijos

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...