"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sensibilidade não é sinônimo de fraqueza


Hoje me deparei com o texto da Marli Andrade em seu blog que me surpreendeu pela sua perspicácia ao falar da pessoa sensível. A mensagem acaricia o ego dos que são marcados como lamuriosos, emotivos, idealistas, frágeis demais.
Não falo (só) de mim, mas de todos que sentem as dores e prazeres da vida com intensidade.
O sentir é intenso por que todos os sentidos se unem num só ponto: na alma. São os olhos que vêem através do coração.
Falo de todos os que não aceitam a resignação como solução;
que não se sujeitam a servidão conformista;
que não se acovardam diante dos assombros deste mundo;
que não permitem que a perversidade suprima seu caráter;
que diante da traição perdoa;
que ao cair se levanta;
que ao sofrer aprende;
que se agiganta frente à opressão;
que retira forças da sua sensibilidade
para combater ainda mais resistente
aquilo ou aqueles que lhe faz sofrer;
que acredita no Bem, que acredita na Vida!
(Rosa Zamp)

Vale a pena ser sensível

"Os sensíveis têm uma luz brilhando dentro deles, sua sabedoria pode ser confundida com loucura por pessoas que ainda não sabe quem são; por aquelas pessoas que vivem presas a um mundo automático. Os sensíveis, são também sentimentais, com capacidade de pedir perdão pelos erros, são sonhadores, tem uma fé inabalável, possuem uma força tremenda de morrer incontáveis vezes e nascer outras tantas mais fortes ainda.

Determinados em encontrar a felicidade, não perdem uma oportunidade sequer de sorrir. Invencíveis pelas lágrimas carregam na alma e até no corpo, marcas da paixão pela vida. Não são medidos pela formosura ou pela grandeza do corpo e sim admirados pelo poder do coração, pela força que emanam de dentro do olhar.
E aquelas pessoas que ainda não sabem o que são, ficam sem entender como os sensíveis conseguem tanto poder. Os sensíveis não são conhecidos pela superfície, e sim pela profundidade dos bons pensamentos; acabam tendo um relacionamento profundo com todos e tudo que lhes cercam. Ainda que o corpo envelheça, fique doente, nada abala o coração do sensível que acredita sempre que Deus sempre está certo.

Os sensíveis, mesmo de longe se juntam em espírito para cantar num coral, uma canção que curará todo aquele que ainda não se encontrou. Os sensíveis acreditam que um dia, todos as pessoas saberão quem de fato são. Acreditam que todos irão se aceitar e ao ver um ao outro, será feito olhar no espelho e enxergar sua própria face. Quantas vezes nos magoamos porque acreditamos que as pessoas não seriam capazes de fazer o que fizeram para nos prejudicar; por que nós, não teríamos esta coragem. Se já lhe aconteceu isso, és sensível. Poderá passar por períodos difíceis, mas encontrará seus pares que acreditam que o bem sempre vence e que a matéria passará e que algo muito maior existe.

Por tudo isto, vale a pena ser sensível porque é o caminho para a paz interior. E uma pessoa com paz interior é linda, saudável, feliz e livre. Existe algo melhor que isto?"

Por: Marli Andrade
Psicanalista e Psicopedagoga
www.marliandradepsicanalista.blogpot.com
(visitem...recomendo)

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira." (Che Guevara)


Imagens: google

10 comentários:

  1. Com certeza a sensibilidade não é sinônimo de fraqueza.. e como bem disse a escritora Martha Medeiros, "não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande, é a sua sensibilidade sem tamanho."

    Beijoquinhas super em seu coração Rosa!

    Verinha

    ResponderExcluir
  2. Belos ambos os textos.

    Nem concebo a relação, qualquer tipo de relação, entre sensibilidade e fraqueza. Quem a faz, esse sim é fraco. E lamento-o:)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rosa linda!!!
    Que poster MARAVILHOSO, chorei...sou risonha mas choro também,risos!!!

    "...Se já lhe aconteceu isso, és sensível. Poderá passar por períodos difíceis, mas encontrará seus pares que acreditam que o bem sempre vence e que a matéria passará e que algo muito maior existe..."

    Bravooooo....!!!

    P.S: Che, lindo Che Guevara!

    Beijinhos Querida!!
    Linda Semana Iluminada!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Menina com nome de Flor,
    Passei para compactuar com tuas, a da Marli, as idéias de muitos de nós que já de velho assumiu a sua fragilidade como "força". Sim, te digo que percebo que todo aquele que assume as suas fragilidades, sem medos, culpas ou vergonhas, enfrenta as vicissitudes da vida com muito mais tranqüilidade e coragem...Bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Verinha
    Bem lembrado o trecho do texto da Martha Medeiros, fechou com chave de ouro.

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  6. M.
    Infelizmente, há muitos que fazem essa relação.
    Lamentamos ambas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Roberta
    Que bom que gostou tanto...se chorou é porque és sensível e isso já sabemos é sinal de que estamos sempre em busca e a caminho da paz.
    E o Che...ah...sem palavras...

    Beijos minha linda

    ResponderExcluir
  8. V. Cruz
    Obrigada pelo "menina", ganhei o dia!
    Que bom vê-la por aqui novamente, devo-lhe visita também.
    De fato tens razão, estou aprendendo a assumir toda essa sensibilidade sem medos e sem culpas por que é dela que vem toda a minha força.

    Beijos querida e não some daqui!

    ResponderExcluir
  9. Realmente bom relatório .. um homem aprende através do sofrimento ", o mais tardar," A sensibilidade é o amor e coragem .. Eu me veio à mente uma palavra curta história Roza quando foi baleado, mas ele não está morto, mas levantou-se sobre a pilha de cadáveres, e foi até a cidade .. seu espírito foi torturado, mas ele não estava com medo .. Roza encontrou o carrasco quando ele só me perguntou - Taasko você está me matando, Hans?
    Você pode matar meu corpo, mas minha alma não vai matar ninguém .. Depois disso, eu entendo que o maior medo do que as pessoas em perigo é o medo da morte. Ele não precisa ser .. Nossa alma é imortal .. o corpo é apenas emprestado nesta vida .. Soul é o universo do poder maior amor

    ResponderExcluir
  10. Excelente postagem! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...