"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

terça-feira, 19 de abril de 2011

Nossos índios: o que mais lhes será roubado?


19 de Abril Dia do Índio: Homenagens? Comemoração? Do quê? Tem muito o que refletir sobre essa gente...nossa gente, verdadeiramente. Para ajudar um pouco segue entrevista publicada pelo site Ecodebate com um líder Xavante que em breves palavras nos dá um pequeno panorama dos Povos indígenas no Brasil. (Rosa Zamp)

Falta educação para preservar o meio ambiente

Publicado em abril 19, 2011 por HC por:http://www.ecodebate.com.br


Os índios têm percebido muitas mudanças no ecossistema amazônico nos últimos anos. Exemplo disso pode ser conferido no “clima, extinção de animais e espécies, desmatamentos e queimadas, fauna não respeitada na época de desova”, disse o coordenador secretário da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) do Amazonas, Saturnino W. Rudzane’edi. Líder xavante do Estado do Mato Grosso, ele enfatizou em sua entrevista por e-mail a IHU On-Line que falta educação para preservar o meio ambiente, e que “no existe povo, existem povos indígenas”.

IHU On-Line – Qual a experiência do povo indígena na Amazônia? Como os índios se sentem vivendo na Amazônia?
Saturnino W. Rudzane’edi – a) Não existe povo, existem povos indígenas, e a experiência de cada um é diferente do outro vivendo em realidades totalmente diferentes, com os costumes e línguas diferentes, diversas culturas, porém temos algo que nos une.
Porque somos parentes
Temos os mesmos direitos
Lutamos em comum como por conquista e autonomia
Respeito à biodiversidade
Sonhos: de ter educação e saúde diferenciada
Respeito à cultura, etc.

b) Nós indígenas sentimos como todas as minorias negras, caboclas, etc. Somos felizes de morar em nossas terras; ter nossos rios limpos sem poluição; ter fartura de caça, coleta de frutas e peixes; felizes de morar fazendo nossos rituais, tendo nossas culturas, nossas tradições, costumes….
Porém nos sentimos ameaçados freqüentemente por ter
Nossas terras ainda sem demarcar,
Terras invadidas por questões de interesse pessoais,
Saúde ameaçada como por ex: os indigenas do Vale do Javari, com epidemias cada vez piores acabando com essa população; como hepatite A, B, C etc.
A educação indígena diferenciada é esquecida em muitos lugares, não respeitam a legislação que reza na Constituição Brasileira.
A propriedade intelectual,os conhecimentos tradicionais roubados, pirateados, etc., sem conhecimento ou consulta dos povos.
As águas poluídas, os peixes contaminados, etc.
A mudança climática: ex.: o rio, as enchentes bravas ou inundações e muitas secas tão fortes nos dias de hoje.
Não poder ter acesso à participação nos fóruns internacionais (por falta de convite ou dinheiro) onde se discute e se decide sobre os povos indígenas….

IHU On-Line – Quais têm sido os principais desafios da Coordenação das Organizações Indigenas da Amazônia Brasileira, a COIAB?
Saturnino W. Rudzane’edi – Os principais desafios:
Mudança climática
A água
Conquista do direito na política Nacional e Internacional

IHU On-Line – Quais as características do movimento indígena na Amazônia? Quais as lutas dos povos indígenas na Amazônia hoje? Quais as principais reivindicações?
Saturnino W. Rudzane’edi – a) A COIAB , está composta por inúmeras organizações, existem as organizações locais e as regionais em toda a Amazônia, as características da COIAB instituição indígena sem fins lucrativos, criada para defender a demarcação de terras, defender os direitos dos povos.

IHU On-Line – Os índios têm percebido alterações na floresta amazônica, nos rios, lagos,na fauna e na flora da Amazônia ao longo dos anos? O que mais mudou nos últimos tempos?
Saturnino W. Rudzane’edi – Clima
Extinção de animais de espécies
Mudanças conjuntura políticas, em nível Nacional e Internacional.
Fora os desmatamentos e queimadas.
Fauna não respeitada n época de desova.
Falta de educação para preservar o meio ambiente.

IHU On-Line – Como o movimento indígena se articula com as bases e com o governo? Como os índios da Amazônia avaliam o governo Lula?
Saturnino W. Rudzane’edi – a) A COIAB é o movimento indígena e se articula com suas bases através de organização regionais e locais. Também são realizadas assembléias gerais da COIAB com participação das organizações da Amazônia Brasileira.

Por em seguida todas as demandas são avaliadas na assembléia do CONDEF e posteriormente aprovadas as deliberações. Como conquista ou desafio para o movimento indígena organização (COIAB).

O movimento se articula junto com instituições ambientalistas federais e estaduais, indigenista como: CIMI , FUNAI , FUNASA , ISA , IBAMA ,GTA , FEPI e outros.

b) Nos últimos anos o governo Lula tem esquecido e não valorizando o movimento social indígena, também não tem cumprido com as promessas feita durante a campanha de governo anterior. Atualmente esperamos e estamos com esperança na sensibilidade do governo como todo que a política voltada na questão indígena seja executada junto com o movimento indígena organizado.

Finalizando as respostas da entrevista agradeço em nome dos povos indígenas da Amazônia Brasileira o interesse e respeito desta revista na publicação deste texto da fala de líder Xavante do Estado de Mato Grosso e atualmente membro da Coordenação da COIAB.

(Ecodebate, 19/04/2011) publicado pelo IHU On-line, parceiro estratégico do EcoDebate na socialização da informação.

[IHU On-line é publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.]

14 comentários:

  1. Rosa, ÓTIMA entrevista, tenho sangue indígena, tudo a respeito deles me deixa emocionada!

    P.S:Tem selinho para você no Blog Luz, passa lá em casa!

    Feliz Páscoa!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda há algo para lhes roubar?

    Seria bom que o Brasil tomasse noção que só será grande se valorizar a sua multiplicidade. Nisso pode ser único:)

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa:
    Eu vejo tão injusto que eles fazem com os índios ... Por que não deixá-los sozinhos? cortar árvores e tirar suas florestas e acuado, tirando seu sustento, como a caça e as plantações, o que eu imagino plantadas seus vegetais e frutas para comer, né?
    Aqui em Barcelona, as pessoas que eu sei dizer há anos como eu ...
    O que eu quero acabar com todas as empresas farmacêuticas, para que possam assumir o controle de plantas e árvores, as plantas são curados e os remédios para a saúde e é tão antiga quanto a própria vida.
    O índio na foto, tão bonito e aqueles olhos de inocência e tão grande, se soubéssemos que a maioria das pessoas boas.
    A ROSA si mesmo, eu envio um abraço com todo meu amor e respeito por todas as boas pessoas como você e vida ...
    Um beijo e mantê-lo.
    Mari Trini

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosa. Grande parte dos brasileiros tem sangue índio. E além do massacre que é promovido, ainda existe um forte preconceito para com o Índio.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. i. Rosa!!!
    Eu me sinto envergonhada pelo descaso, pela forma exploratória e preconceituosa com que os índios são tratados... aprender a se colocar no lugar do outro é o que está faltando...
    Será que eles ainda têm alguma coisa para comemorar nessa data de 19 de abril? O que mais há para ser tirado deles?...

    Grande beijo,e parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  6. Roberta,
    Temos então algo mais em comum, pois minha avó paterna tem origens indígenas. Pode ser distante, mas me é motivo de muito orgulho.

    Selinho? Adooooro! Obrigada e uma feliz e abençoada Páscoa para você e sua família!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. M
    As vezes também penso que não há mais nada para lhes ser tirado, mas há. O pior é que há sim.

    O Brasil está vivendo um momento onde está acontecendo o contrário do que diz. O valor da nossa multiplicidade está se perdendo em meio a uma enxovalhada de preconceituosos, xenofóbicos, homofóbicos e outras manifestações estereotipadas e pejorativas contra raças, crenças, culturas. Reações a ponto de até políticos terem manifestado publicamente esse tipo de comportamento
    São minoria...mas, sabemos que provocam consequências. Ainda falaremos sobre isso.
    Bjs:)

    ResponderExcluir
  8. Trinidad
    Sim, é muito injusto assim como tantas outras injustiças que ainda ocorrem por aqui. A nossa luta, dos que amam verdadeiramente esta terra, é contra todas essas injustiças.
    Luta difícil, como a sua aí em Barcelona, também muito louvável, correta. Também temos esta aqui.
    Precisamos querida de coragem e união para todas essas lutas.

    Obrigada por tão grande carinho e receba-o de volta com todo meu respeito e afeto.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  9. Eliseu
    Conforme respondi em alguns comentários acima, também tenho origens de descendência indígena com muito orgulho e tristeza. A parte triste é o que disse e sabemos, entretanto, até quando ficaremos de braços cruzados permitindo tudo isso?

    Foi uma honra receber sua visita. Obrigada, abs.

    ResponderExcluir
  10. Nell
    Como disse em um das respostas...o pior é que tem sim!
    A pergunta que devemos fazer é: até quando permitiremos que isso ocorra?
    Não devemos nos envergonhar, temos de unir forças e lutar.

    Adorei sua visita, estou lhe devendo também.
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  11. Tärkeintä on löytää yhteistö ja auttaminen ja tasa-arvo kaikkialla sanojen, puheen ja kirjoituksen avulla. Osa ihmisitä haluaa rauhaa ja hyväksyy kaikki ihmiset.
    se on hyvin rikkaat ja ahneet joilla usein on lopulta valta. heille pitää näyttää se kurjuus ja saada ymmärtämään mitä heidän on tehtävä, että ovat ihmisiä eivätkä nälkäisiä petoja.

    anteeksi, minä olen nyt hyvin sairas. en jaksa enempää , toivon rakkauden voittanan ihmisten välillä, vaikka se on vaikeaa.
    hyvää ja onnellista pääsiäis aikaa.

    ResponderExcluir
  12. estarás melhor colocada que eu. Mas gosto de ver a selecção brasileira perfilada e ver uma miscelânea de raças...

    Pelos vistos ainda falta muito...Já era tempo da humanidade saber que raça só há uma: a raça humana:)

    ResponderExcluir
  13. Tradução (parcial) das palavras da doce Aikatherine...

    "A coisa mais importante é encontrar e ajudar yhteistö e igualdade em todo o
    palavras, a fala ea escrita ajuda. Parte ihmisitä quer a paz e
    aceita todas as pessoas. é um muito rico e ganancioso, que muitas vezes têm
    finalmente poder. Eles devem mostrar que a miséria e começar a entender o que
    eles têm que fazer isso, as pessoas não são predadores famintos. desculpar
    Agora estou muito doente. Eu sou muito preguiçoso mais, espero que o amor vencer
    entre as pessoas, embora seja difícil. Bom e Feliz Páscoa
    tempo"

    Adooroo quando me visita Aikatherine, transmite paz, me deixa feliz. Lamento que esteja doente rezarei para que melhore rápido. E não acho que é preguiçosa, é ativa, atualizada, bem informada e de um bom gosto musical indiscutível.
    Beijos e por favor...melhore.

    ResponderExcluir
  14. M
    Esse dia chegará...eu acredito, apesar de tudo!
    Bjs

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...