"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Terra está doente - Leonardo Boff


A Terra está doente, artigo de Leonardo Boff

Publicado em maio 9, 2011 por HC

“Que devolvemos à Terra como forma de gratidão e de compensação? Nada. Só agressão, exaustão de seus bens. Estamos conduzindo, todos juntos, uma guerra total contra a Terra. E não temos nenhuma chance de ganharmos essa guerra. Temo que a Mãe Terra se canse de nós e não nos queira mais hospedar aqui. Ela poderá nos eliminar como eliminamos uma célula cancerígena”, escreve Leonardo Boff, teólogo.

Segundo ele, “o momento é de resistência, de denúncia e de exigências de transformações nesse Código que modificado honrará a vida e alegrará a grande, boa e generosa Mãe Terra“.

Eis o artigo.

Lamento profundamente que a discussão do Código Florestal foi colocada preferentemente num contexto econômico, de produção de commodities e de mero crescimento econômico.

Isso mostra a cegueira que tomou conta da maioria dos parlamentare e também de setores importantes do Governo. Não tomam em devida conta as mudanças ocorridas no sistema-Terra e no sistema-Vida que levaram ao aquecimento global.

Este é apenas um nome que encobre práticas de devastação de florestas no mundo inteiro e no Brasil, envenenamento dos solos, poluição crescente da admosfera, diminuição drástica da biodiversidade, aumento acelerado da desertificação e, o que é mais dramático, a escassez progresiva de água potável que atualmente já tem produzido 60 milhões de exilados.

Aquecimento global significa ainda a ocorrência cada vez mais frequente de eventos extremos, que estamos assistindo no mundo inteiro e mesmo em nosso pais, com enchentes devastadoras de um lado, estiagens prolongadas de outro e vendavais nunca havidos no Sul do Brasil que produzem grandes prejuizos em casas e plantações destruidas.

Só cegos e estupidificados pela ganância do lucro não vêem as conexões causais entre todos estes fenômenos.

A Terra está doente. A humanidade sofredora de 860 milhões passou, por causa da crise econômico-financeiro dos paises opulentos, onde grassam ladrões, salteadores de beira de estrada das economias populares, a um bilhão e cem milhões de pessoas.

Consequência: a questão não é salvar o sistema econômico-financeiro, não é produzir mais grãos, carnes e commodities em geral para exportar mais e aumentar o lucro.

A questão central é salvar a vida, garantir as condições fisico-químicas e ecológicas que garantem a vitalidade e integridade da Terra e permitir a continuidade de nossa civilização e do projeto planetário humano. A Terra pode viver sem nós e até melhor. Nós não podemos viver sem a Terra. Ela é nossa única Casa Comum e não temos outra. Ela é a Pacha Mama dos andinos, a grande mãe, testemunhada por todos os agricultores e a Gaia, da ciência moderna que a vê como um superorganismo vivo que se autoregula de tal forma que sempre se faz apto para produzir e reproduzir vida.

Então, é nossa obrigação manter a floresta em pé. É uma exigência da humanidade, porque ela pertence a todos, embora gerenciada por nós . O equilíbrio climático da Terra e a suficiência de água para a humanidade passa pela floresta amazônica. É ela que sequestra carbono, nos devolve em oxigênio, em flores, frutos e biomassa. Por isso temos que manter nossas matas ciliares para garantir a perpetuidade dos rios e a preservação da pegada hidrológica (o quanto de água temos a nossa disposição). É imperioso não envenenar os solos pois os agrotóxicos alcançam o nivel freático das águas, caem nos rios, penetram nos animais pelos alimentos quimicalizamos e acabam se depositando dentro de nossas células, nos entoxicando lentamente.

A luta é pea vida, pelo futuro da humanidade e pela preservação da Mãe Terra. Vamos sim produzir, mas respeitando o alcance e o limite de cada ecossistema, os ciclos da natureza e cuidando dos bens e serviços que Mãe Terra gratuita e permanentemente nos dá.

Que devolvemos à Terra como forma de gratidão e de compensação? Nada. Só agressão, exaustão de seus bens. Estamos conduzindo, todos juntos, uma guerra total contra a Terra. E não temos nenhuma chance de ganharmos essa guerra. Temo que a Mãe Terra se canse de nós e não nos queira mais hospedar aqui. Ela poderá nos elimiar como eliminamos uma célula cancerígena. Devemos devolver seus beneficios, com cuidado, respeito, veneração para que ela se sinta mãe amada e protegida e nos continue a querer como filhos e filhas queridos.

Mas não foi a devastação que fomos criados e estamos sobre esse ridente Planeta. Somos chamados a ser os cuidadores, os guardiães desta herança sagrada que o Universo e Deus nos entregaram. E vamos sim salvar a vida, proteger a Terra e garantir um futuro comum, bom para todos os humanos e para a toda a comunidade de vida, para as plantas, para os animais, para os demais seres da criação.

A vida é chamada para a vida e não para a doença e para morte. Não permitiremos que um Codigo Florestal mal intencionado ponha em risco nosso futuro e o futuro de nossos filhos, filhas e netos. Queremos que eles nos abençoem por aquilo que tivermos feito de bom para a vida e para a Mãe Terra e não tenham motivos para nos amaldiçoar por aquilo que deixamos de fazer e podíamos ter feito e não fizemos.

O momento é de resistência, de denúncia e de exigências de transformações nesse Código que modificado honrará a vida e alegrará a grande, boa e generosa Mãe Terra.

Por:(Ecodebate, 09/05/2011) publicado pelo IHU On-line, parceiro estratégico do EcoDebate na socialização da informação.

14 comentários:

  1. Amigos e amigas deste cantinho
    Agradeço o imenso carinho e preocupação de todos. Ainda não deveria estar por aqui, mas eu não aguento ver as coisas acontecendo e ficar inerte.
    Boa leitura e conforme for possível estarei respondendo aos comentários.
    Um abraço fraterno a todos.
    Rosa

    ResponderExcluir
  2. Só queria viver em um mundo melhor :/

    ResponderExcluir
  3. Rafa
    Eu também...eu também e acredito que milhões de pessoas neste mundo também desejam o mesmo.
    Talvez falte conscientização e ação de nossa parte.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Primeiro: Bom ter te de volta. És preciosa e precisa e vice versa:)

    O texto é excelente...Mais um. O problema é que só os lê que se preocupa como o assunto...

    Acho inadmissível o que se está apassar. No planata todo! Não aceito que as pessoas não percebam que o planeta tem limites...E que esses limites já estiveram bem mais longe...

    Um dia vamos pagar...Todos:(

    ResponderExcluir
  5. A Terra está doente e quase nada se faz para ajudá-la.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Fantástico esse texto Rosa.. com certeza ainda tem muito a ser feito para que haja uma maior conscientização por parte de todos.. antes que seja muito tarde.

    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    Ops.. tem presentinho lá no meu cantinho para você [:)]

    ResponderExcluir
  7. M.
    De volta sim...não por inteiro, mas aqui me restabeleço.

    Com todo respeito a Leonardo Boff (sou fã desse grande homem) essa constatação a respeito da situação doentia do planeta não é novidade, nem tão pouco que os governantes do Brasil e pelo mundo afora estão preocupados apenas com o poderio econômico. O que me espanta é a falta de interesse e preocupação dos cidadãos comuns em agir de modo que se evite ainda mais devastação deste nosso planeta que já está há tempos dando sinais de que as coisas não vão nada bem.
    Sim, todos nós pagaremos por isso, aliás, já estamos pagando.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Élys
    Que bom tê-lo por aqui novamente.
    Bem, se já está constatado e pouco ou nada se tem feito, que tal começarmos por nós?
    Precisamos sair do discurso e agir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Verinha
    Tão nova por aqui e já tão querida.
    Sim, temos de agir e rápido para tentar salvar o que resta da nossa "grande casa".

    Ah...já estou indo buscar o presentinho.
    bjs.

    ResponderExcluir
  10. Minha querida ROSA:
    Eu gostava de me dizer alguma coisa no blog, eu desejo e espero que você esteja muito forte e ansioso para andar comigo, quando você vem para Barcelona, eu vou ensinar-lhe tudo e você vai ver a terra mais bonita e os seus costumes, comidas e coisas que têm todos os países do mundo ...
    Um grande abraço e um beijo meu amigo do Brasil e ficar forte e come muito. Sua amiga Mari Trini.

    ResponderExcluir
  11. Minha querida
    Já cá tinha vindo ver como estava... mas não tive tempo de fazer o meu comentário por falta daquela coisa que sabemos: TEMPO!
    Aqui, em Portugal o sol está a pôr-se e estou a olhar pela janela do meu gabinete onde tenho o privilégio de ver uma paisagem magnífica, um pequeno prado de um verde brilhante e as águas da Ria (Vivo na chamada Veneza portuguesa)que reflectem o sol na minha direcção, enchendo-me de calor e beatitude!!! leio o teu texto e pergunto-me até quando poderei usufruir de tanta beleza? até quando esticaremos o elástico da Terra para testar o seu limite? Até quando a Terra suportará tanto teste?
    E eu que queria, tal como diz o meu querido Boff, deixar este planeta de herança aos meus filhos, aos meus netos um dia... Eu que queria poder garantir aos meus filhos que esta "caixa de Pandora" é como um tesouro que devem salvaguardar de mãos destruidoras!!!???
    Não sei até quando poderei lhes dizer isto sem estar a mentir... e eu não gosto de mentir!
    Folgo em ver-te de regresso! seja qual for a razão da tua ausência, deves sentir-te melhor no meio de nós. Aproveitemos destas poucas oportunidades que "alguém" nos dá...
    Abraço grande

    ResponderExcluir
  12. Trinidad
    Ah querida Mari, desejo de estar aí em Barcelona com você não me falta e sei que você seria a melhor companhia, mas por enquanto são sonhos. Quem sabe no próximo ano?
    Amiga, soube agora a noite do terremoto que atingiu o sul da Espanha e fiquei preocupada com você e com todos que sofreram com mais esse fenômeno natural.
    Me dê notícias assim que puder, ok?
    Um beijo no coração, rezo para que esteja bem.
    Rosa

    ResponderExcluir
  13. CF
    Com tanto carinho, incentivo e palavras tão sábias como poderei ficar afastada daqui?
    Sou abençoada e devo agradecer sempre pela família que tenho, pelos amigos próximos e agora pelos amigos daqui da rede que tanto prezo e me fazem feliz também.
    Quanto a realidade descrita no texto e na sua bela vista, só temos a lamentar, aliás, nos resta agir. Sim, devemos nos mobilizar afinal a Terra é nossa e nós, nossos descendentes precisarão dela.
    Um grande beijo querida Célia e fique em paz!

    ResponderExcluir
  14. PQNAB! É lançado o pré-manifesto e estatutos do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros em 17 estados da ONNQ unidos a inúmeros movimentos e Entidades Negra ativistas e simpatizantes do Brasil que tem um pensamento em comum, o de assumir a responsabilidade e deveres para nossa comunidade e autonomia e conquistas nossos direitos resgatando e redimensionando o poder de nossos valores em favor de nossa comunidade e da nação. Brasil.Viva Zumbi! Brasil. Para maiores informações e adesões do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros. pelos e-mails pqnab@bol.com.br / p.qnab@ig.com.br / p.qnab@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...