"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Se já não bastasse a EDUCAÇÃO no Brasil estar um CAOS, agora está de LUTO!

Essa tragédia que se abateu sobre uma escola no Rio de Janeiro vitimando dezenas de crianças já vem sendo anunciada há muito tempo, só não viu quem não quis. Só não enxerga agora quem não quer.
Meu coração de mãe, de professora e de cidadã está contorcido de dor e indignação.
Com tanto para falar, mas sem forças para me expressar.
Senhor meu Deus dai-nos consolo e forças para prosseguir!

25 comentários:

  1. Eu estava agora mesmo assistindo à uma reportagem sobre essa horrível tragédia...
    O que um ''ser humano'' tem na cabeça para fazer uma coisa dessas!?
    Vidas inocentes,crianças...

    ResponderExcluir
  2. Nada a ver com a escola!!! Produto da sociedade. o que a escola faz é evitar muitos casos destes. Não todos, infelizmente...

    ResponderExcluir
  3. M
    Não tem a ver com a escola, mas tem tudo a ver com o sistema educacional, com o sistema político capitalista, com a perda de valores morais, éticos imposto por esse mundo "globalizado", onde o individualismo passou a imperar, ah...M, são tantas os motivos, mas agora não consigo ordenar os pensamentos para expressar em palavras.
    (++)

    ResponderExcluir
  4. Rafa, as perguntas corretas são: o que ele pensava e porquê? Como foi instruído a pensar? O que a sociedade o levou a pensar? Que educação familiar recebeu? Que educação formal/escolar lhe foi oferecida?
    abs

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente convivi diretamente com a violência por motivos profissionais durante 25 anos. Sempre me senti mal quando envolvia crianças, mas nunca havia presenciado ou tivesse notícia de algo parecido que não fosse no exterior. Agora está em nosso quintal. Mas o governador do Rio levantou uma questão pertinente: Como esse indivíduo conseguiu essa experiência com armas? E o armamento nada amador? Ele atirou nas cabeças, coisa de profissional. Se aquele policial não agisse rapidamente o número do mortos seria muito mais elevado.
    Estou chocado.

    ResponderExcluir
  6. Eliseu
    Chocados! Você pelo trabalho que imagino qual tenha sido e eu por ser Educadora e Mãe...
    Sabe, descobri que estou também assustada, mais do que já estava com os rumos do mundo atual. Que Deus nos proteja.

    ResponderExcluir
  7. Que o ensino está ruim; que nossas escolas estão sucateadas; que nossos professores recebem um salário vergonhoso nós já sabemos. Porém acabamos de saber que nosso país já entrou na lista dos horrores cometidos em escolas.Falta policiamento nas escolas, será que ainda não viram?

    Me junto a você.
    bjs
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  8. Taís
    Pois é...falta tudo, só espero que ainda nos reste a Dignidade enquanto Cidadãos e Educadores!
    Precisamos nos unir mesmo.
    abraço de uma companheira que hoje está muito indignada.

    ResponderExcluir
  9. Rosa, que cena de horror...realmente minha querida temos que acordar já!!!
    O mundo atraves de várias formas, tenta nos avisar...

    Vamos ouvir e agir!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  10. Rosa, realmente é uma cena para nos deixas pasmados. Em pensar que essas crianças estavam no lugar que, após a nossa casa, deveria ser um dos mais seguros: a escola.
    Fico pensando, ja não esta sendo fácil manter as crianças e jovens na escola, temos sofrido com a evasão ocasionada por tantos motivos, agora, com esse fato, muitos usaram isso como mais um argumento para não frequentar a escola. Lamentável.....

    ResponderExcluir
  11. Rosa...

    Desculpe-me porem não consigo nem comentar o fato.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Roberta
    Sim...não adianta apenas nos indignar é fundamental agirmos...e logo.
    Bjs :(

    ResponderExcluir
  13. Anne
    como educadores teremos que, ainda mais, acolher alunos e familiares de forma que sintam-se seguros, num ambiente de amor e solidariedade.
    Não poderemos fraquejar, é a nossa missão!
    abs. :(

    ResponderExcluir
  14. Fulvio
    entendo...cada vez mais...só sua presença aqui já é um consolo. Obrigada e abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  15. Sou de opinião que o massacre poderia ter acontecido em qualquer outro ambiente: shopping, cinema... O assassino não é louco. Planejou tudo, friamente, escolheu quem queria matar, em que parte do corpo atirar... Era uma mente poderosa, direcionada para o Mal. Um psicopata. Poderia ser um artista, um escritor, um esportista, se o Estado e a sociedade oferecessem condições para isso. Mas acabou canalizando sua inteligência para se manifestar de modo sombrio e sanguinário.

    ResponderExcluir
  16. Quando penso nas tragédias acontecida em toda minha vida eu ainda surpreendo que existe pior. Gente, feito como eu, não pensa em Deus, no ser humano, na família, na vida, no castigo. Meu Deus como eis humano, com o seu poder que o senhor tem em suas mãos, imagino nas mãos de algum maluco ou até mesmo nas minhas mãos. Eu não saberia como enfrentar esses tipos de doentes. Não digo palavra por palavra, nem sei o que dizer. Mas o meu repúdio é enorme.

    ResponderExcluir
  17. Sonia
    Nesse caso específico tenho minhas dúvidas quanto a escolha do local e os motivos, mas concordo sobre o que disse da sociedade...eis a razão de todos os males atuais.

    ResponderExcluir
  18. Aninha
    O que mais assusta é pensar que ainda veremos coisas piores. Que Deus nos proteja!

    ResponderExcluir
  19. Li os comentários, ouvi a Presidenta, soube de uma tragédia que, como vc bem disse, foi anunciada. Nos depomentos dos colegas, vizinhos e familiares a gente passa a conhecer o perfil do jovem.
    Sabe o que penso, amiga, êle não teve atenção, era triste e, potanto revoltado.A educação (conhecimento) há queser acompanha de amor. Está faltando o carinho da família, em casa, e nós, os professores não temos tempo.
    Dei muita atenção às palavras dos psiquiatras...
    Me parece, que temos que nos unir: Educadores, Família, Ministério da Saúde, da Educação,é preciso prevenção e ação. O quadro é péssimo!
    Estamos todos de LUTO!
    Beijo, amiga!

    ResponderExcluir
  20. Lucia
    Comentou muito bem amiga, a situação requer atitudes reativas e preventivas emergentes, antes que mais tragédias semelhantes ocorram. Quanto ao professor não ter tempo o assunto é amplo e complicado, mas resumo ao que acredito ser essencial enquanto educadores: antes do conteúdo a afetividade; antes da avaliação quantitativa a ressalva às qualidades; antes da crítica a compreensão. Mais do que nunca, ser professor é mais do que a arte de educar, é a arte de saber amar!.

    ResponderExcluir
  21. Oi Rosa!
    Ficamos estarrecidos com esses acontecimentos!!
    A questão de fundo que fica depois dessa tragédia é?
    O que fazer?
    Como transformar o ensino alienante (estranho à classe-que-vive-do-trabalho) aplicado nas escolas públicas de todo país?
    Como construir um novo marco civilizatório dentro de um mundo produtor de mercadoria?
    Como dar vazão a nossa dor sem espetacularizar à tragédia (vide esse BBB trágico da vida real proporcionado pela grande mídia?)
    Aqui em São Paulo as escolas estão sucateadas, as salas estão superlotadas, não há funcionários, (essa semana a faxineira da minha escola estava exercendo a função de inspetora de alunos, controlando entrada de alunos), os professores, com jornadas estafantes, estão sendo tratado como a escória da sociedade pelo governo. E nosso governador ainda teve “a cara de pau” de vir a público dizer que todas as escolas estaduais tinham funcionários na portaria!
    Desculpe não ter dado crédito a seu post!! Já fiz a devida correção!!

    ResponderExcluir
  22. Um video interessante sobre o retrato atual da educação:
    http://educacadoresemluta.blogspot.com/2011/02/viviane-mose-cafe-filosofico-educacao.html

    ResponderExcluir
  23. Claudemir
    Que bom tê-lo por aqui. Realmente colega, a situação da Educação no país é latismável e o pior que sinto em tudo isso é que somente seria possível mudanças se toda a classe se unisse para exigir as reformas e mudanças necessárias. No entanto, o que vemos é uma classe profissional desalentada, optando por evadir do que lutar.
    É...não é fácil a luta que temos pela frente, mas não quer dizer que devemos ficar de braços cruzados...vamos à luta sim por que eu acredito, você acredita, e muitos outros acreditam.
    Conte comigo parceiro!
    Quanto ao crédito...esqueça.E aos vídeos, assistirei com calma, parece ser muito bom.
    Abraço fraterno. Rosa

    ResponderExcluir
  24. Uma tragédia mesmo...Fiquei em choque ao ver a notícia...

    ResponderExcluir
  25. Maris
    Iremos superar por que este país é de paz e não de tragédias.
    bjs. Rosa

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...