"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

terça-feira, 26 de abril de 2011

Falta de respeito mata Professora!


Porque estamos vivendo essa onda de desrespeito ao Profissional Professor?
Falta respeito dos governantes deste país, dos alunos, dos pais, de toda a sociedade. A cada dia se perde mais um restinho de dignidade e, já há algum tempo, se perde também a Vida.
Quantos precisarão morrer para ser levantada a discussão nacional? Quantos precisaram abandonar/trocar de profissão? Quantos cursos de graduação precisarão ser fechados por falta de interessados em ser Educador? São tantas as perguntas, mas a principal que me faço no momento,
sinceramente, não sei o que move essa classe profissional a aceitar essa situação?
A dor de um deveria ser a dor de todos para assim haver a união tão necessária a nossa sobrevivência.
Só para lembrar, o PNE vem vindo aí. E aí? Vamos aceitá-lo de novo de CIMA PARA BAIXO?
(Rosa Zamp - uma Educadora desalentada)

Buscado no blog: http://juntosomos-fortes.blogspot.com

Morre professora em Juiz de Fora, vítima da intransigência da prefeitura
5 de abril de 2011- Do Blog Esquerda Marxista

Morre professora em Juiz de Fora, vítima da intransigência da prefeitura
Companheiros(as),
É com pezar que comunicamos o falecimento da companheira Dilamar Carvalho, vítima do autoritarismo e instransigência da Administração tucana Custódio Mattos, em Juiz de Fora.
É muito difícil para nós narrarmos o fato, mas a verdade é que em Juiz de Fora, o servidor municipal, principalmente os professores, são obrigados a trabalhar doentes devido a um decreto que impede aos servidores de apresentarem atestados médicos que não sejam do SUS ou do PAS.

Abaixo está uma proposta de moção a ser enviada para os endereços mencionados.
Saudações CUTistas,


Péricles de Lima
CUT REGIONAL ZONA DA MATA/MG

Nós lamentamos o falecimento da companheira Professora Dilamar Carvalho dos Santos, vítima da intransigência da Administração Custódio Mattos, que por reiteradas vezes se recusou a retirar o decreto que não permitia atestados médicos que não fossem do SUS ou do PAS.
Para nós, o direito ao acesso a saúde é fundamental e constitucional. Se existia alguma dúvida sobre os atestados médicos apresentados pelos servidores, a prefeitura deveria fazer um trabalho de pesquisa para saber a verdade sobre o que acontece com seus funcionários e não forçá-los a humilhações e a trabalharem doentes.
Por isso, repudiamos a atitude da Administração Custódio Mattos, que levou ao falecimento de nossa companheira Dilamar Carvalho.
Exigimos a manifestação do Ministério Público que já havia sido comunicado por escrito sobre o que estava acontecendo na Prefeitura de Juiz de Fora.
Exigimos a manifestação do Ministério da Educação, uma vez que a companheira em questão era professora e é exatamente essa categoria que mais tem tido problemas de saúde na prefeitura de Juiz de Fora e, portanto, a que mais tem sofrido constrangimentos.
Exigimos que as responsabilidades sejam apuradas pelas autoridades competentes e que os responsáveis por tais abusos e pela morte da companheira Dilamar Carvalho sejam punidos na forma da Lei.

Assinado por nome próprio ou da entidade.

Favor enviar para:
gabinete@pjf.mg.gov.br; acsgabinete@mec.gov.br; governo@brasil.gov.br; corregedoria@mp.mg.gov.br; manoel.barbosa@pjf.mg.gov.br; cesarbonifacio@uol.com.br

28 comentários:

  1. Nossa não entendo porque o professor sofre tanto desrespeito,sendo que se não existirem professores não existirá uma sociedade preparada,acredito que daqui á algum tempo infelizmente faltará professores assim como agora faltam pediatras,nossa mente é bem evoluida para grandes assuntos mas para resolvermos problemas como esse,nos tornamos pequenos...O motivo ainda não descobri o porquê.

    ResponderExcluir
  2. Os motivos para o desrespeito com o professor são muitos. Mas dois são os principais: Desagregação familiar, onde se confunde liberdade com libertinagem, e nossos políticos, que exatamente por falta de cultura são colocados no poder.
    Na minha época de aluno, se o professor desse "um pega" em nós, a mãe ainda dava uma galinha para agradecer.

    ResponderExcluir
  3. Custa muito saber que os professores são maltratados por todas as frentes: alunos, pais e principalmente pelo sistema. Custa-me ainda mais porque quase toda a minha família são professores e educadores e sei o que custa hoje em dia fazer algo que noutros tempos dava tanto prazer...

    ResponderExcluir
  4. Atualidades e mais,
    Uma das respostas e talvez a principal é a política. Que interesse a classe política tem em ter uma educação de qualidade e de cidadãos críticos? Nenhuma, quanto menos a massa souber, mas fácil fica de manipulá-la. E junto com os alunos os professores são massacrados para que inexista qualidade. Além de outros fatores dessa atual sociedade que levam a situação atual.
    Abraço e obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir
  5. Eliseu,
    Você disse tudo numa bom resumo. Como eu já citei na resposta acima, a questão política é e sempre foi, neste país, um fator determinante para os rumos da educação e que você também destacou. E a questão familiar...não a o que complementar, atrás desses seguem-se outros fatores como uma derrubada de dominós.
    Abraço e obrigada pelo apoio e compreensão.

    ResponderExcluir
  6. Maris,
    Sabes então o que bem se passa a cada dia com os professores e a Educação em geral. É lamentável, muito triste a decadência do nosso sistema educacional.
    Beijos querida e obrigada

    ResponderExcluir
  7. Boa escrita e de facto. Ainda não temos uma pequena Finlândia é muito melhor .. Necessidade de exigir direitos. Minhas pequenas palavras na minha página é a sua confissão. Espero que você recebê-lo eu vou ler a sua página com freqüência. Visite o fazer. Desejo-lhe sorte e sucesso na luta pela justiça.

    ResponderExcluir
  8. Olá ROSA:
    Eu vi seu post sobre a violência com uma professora, é o que mais ouvimos, a violência de algumas crianças para outros telefones e gravá-los e difundir na internet ...
    Toda a violência é ruim e mais como uma criança, mas a educação vem de casa para a minha opinião e depois a formação do professor @ s. ..
    E incutir valores e ser educados com amor e os pais conscientes da sua educação estruturada e compartilhar com o professor @ s direito a essas crianças por si e que de toda a sociedade e que amanhã serão homens e mulheres de lucros e inculcada com os valores e sentimentos de meninos ..
    Você já viu que u colocar a pomba da paz e do respeito dos professores e manifestar a minha solidariedade com você e sua causa ... mucho Cuidate, um grande abraço e grande beijo ...
    Sua amiga Mari Trini Barcelona.

    ResponderExcluir
  9. Aikatherine
    A Finlândia é um exemplo mundial em Educação, se eu pudesse fugiria para seu país. Mas, é aqui que temos de ficar e lutar por um país melhor.
    Minha querida, ter você aqui com frequência é uma honra e motivo de alegria.
    Enquanto houver pessoas no mundo como você eu sempre acreditarei e lutarei pela justiça.
    Um beijo no coração.

    ResponderExcluir
  10. Mari Trini,
    De fato educação tem de vir de casa, antes da escola. Porém, a desestrutura familiar, a perda de valores morais, éticos que invade a sociedade e outros fatores têm provocado esse estado caótico na Educação do nosso país e de muitos outros.

    Querida eu vi sim que colocou na sua página, fiquei muito feliz pela sua preocupação, solidariedade mesmo e são esses gestos, as palavras de estímulo de pessoas como você que passam por aqui que me dá forças para continuar.
    Mari minha amiga muito obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Falta de respeito...
    "As coisas vão girando"
    Bjs*:)

    ResponderExcluir
  12. cara Rosa
    Julgo que estes "movimentos" contra os professores poderão não ser directamente contra eles...talvez a sociedade esteja modoificando os seus valores fundamentais!!!
    Senão veja o que acontece a nível familiar...filhos contra pais!
    A nível social...o exemplo do jovem que matou aquelas crianças na escola no Rio!
    Estão a perder-se valores importantes e todos vão de arrastão...Infelizmente!
    daí que o vosso papel educativo junto das crianças seja primordial...ensinando os principios de cidadania...transversal à vida!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas. Quanto ao seu post, é lamentável o que ocorreu com a professora. Nem dá pra acreditar que o professor já foi um profissional respeitado.
    Em minha escola, quando temos problemas de saúde, nossa diretora é a primeira a nos incentivar a procurar tratamento e ajuda. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Um dia digo-te a minha profissão:)


    Os professores são o último bastião para que este mundo ainda vá a tempo de melhorar. Não é nenhum exagero da minha parte. Mais que uma profissão: uma vocação!!!

    ResponderExcluir
  15. Natural.Origin
    Sim, vão girando e aumentando como uma bola de neve.

    Muito obrigada pela sua visita e por tornar-se mais um parceiro deste canto de desabafos, reflexões, informações e tudo o que nos for útil.
    Lhe farei uma visita tão logo seja possível.
    Abraço. Rosa

    ResponderExcluir
  16. CF
    Que os valores fundamentais para a vida cidadã se perdeu não há dúvidas, assim como outros fatores que movem a sociedade (do lado inverso) também favorecem esses comportamentos. Você está correta.

    E me toca com sua última frase profundamente por que é isso que sei e gosto de fazer, porém, estou impedida por motivos de saúde...e isso me dói fundo.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Iolanda
    Eu que tenho de lhe agradecer e muito.

    Quanto ao seu comentário também agradeço e devo lhe dizer: agradeça a Deus pela escola em que trabalha e faça tudo o que puder para que esse clima de respeito, compreensão e solidariedade sempre se mantenha.

    Parabéns, sucesso sempre e não deixe de voltar por aqui.
    Bjs de mais uma admiradora.

    ResponderExcluir
  18. M.
    Tomara que esse dia chegue logo, assim não morro de curiosidade e poderei decifrar-te um pouco mais:)
    Brincadeira...só as palavras que trocamos já me foram suficientes para me cativares e confiar em ti. Dizem que não se deve confiar assim tão fácil, mas eu sou assim...por mais que quebre a cara...prefiro acreditar...não consigo ser diferente.

    Você já me falou sobre a vocação do professor, parece que entendes bem desse sentimento...infelizmente, não é assim mais que se pensa e você também sabe disso.

    Bjs no coração...não sei por que, mas você me desperta um desejo tão grande de abrir meu coração para ti...

    Melhor não, acho que não irias suportar:)

    ResponderExcluir
  19. Quando uma nação não valoriza os mestres(professores)é de assustar o caminho que vamos chegar!!

    Beijos Rosa!
    Fique com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  20. Rosa
    vim agora, na hora da minha sobremesa ver o seu comentário. Amiga, uma pessoa pode ser educadora mesmo sem exercer a profissão junto das crianças... pode começar em casa, junto de amigos, familiares, etc. A educação está muito longe de esgotar-se dentro dos muros de uma escola, como você muito bem deve saber e, acredito que uma pessoa (segundo me parece) tão criativa quanto você, arranjará formas de intervir... aliás já começou através deste blogue onde dá voz áquilo em que acredita e que circula pelo Mundo inteiro.
    Quanto ao seu problema de saúde, desejo de todo o coração que o ultrapasse e que tenha uma rede bem grande de gente a ajudar (isto é muito importante na doença...e na saúde).
    Um abraço muito grande e que leve esperança até si.

    ResponderExcluir
  21. Roberta
    Pois é amiga, eu e todos que estão conscientes de como se encontra a Educação deste país estamos muito assustados com os rumos desta Nação.
    Beijo no coração, fique com Deus também!

    ResponderExcluir
  22. CF
    Não me esquecerei de suas palavras e do seu carinho tão especial.
    Com certeza, vou superar pois com essa rede de pessoas de bem que acompanham é impossível não sentir-se bem.
    Obrigada de coração.
    Bjs.
    Rosa

    ResponderExcluir
  23. Rosa Querida!!

    Ainda hoje falei:__Bons tempos eu vivi na
    Minha carreira. mas os tempos mudaram.
    ohhhh Dó!!


    Tuutto il mio affetto per voi !!
    Baci di Anna

    ResponderExcluir
  24. Dá para entender o do porquê somos um pais atrasado na educação, e que acaba refletindo em todo o resto. Com tão pouco respeito aos educadores, que podemos esperar do governo.
    Valorizemos os educadores para transformarmos o nosso povo em cidadãos conscientes.

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  25. Podes confiar. Não precisas de te preocupar.

    Aguentar choradeira é minha vocação:)


    Mas tu resolveste bem sozinha, professora:)

    ResponderExcluir
  26. Ana Gaúcha

    Sorte tua querida, mas mesmo tendo passado dessa fase a solidariedade já ajuda muito.

    Contamos com você.

    Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  27. Jorge
    Óhh Jorge...é tudo o que precisamos...e falo de
    toda a sociedade.
    Se as coisas não mudarem e pra muito melhor, pode se decretar a falência da sociedade brasileira.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  28. M.
    Eu confio...não sabes quanto.

    Quanto a sua vocação eu seria seu teste final e não sei se tu seria aprovada.

    Por enquanto a professora aqui vai se virando como pode.

    Beijinhos doces:)

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...