"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

sexta-feira, 1 de abril de 2011

1º de Abril - dia da mentira? Pensei que fossem todos os dias...


A mentira tornou-se um hábito tão comum, contagioso que hoje nem mesmo as crianças acham graça em brincar de contar mentiras no dia 1º de Abril. Isso por que já estão tão habituadas a viverem em ambientes contaminados de mentiras como na família, entre os amigos, na escola e especialmente na mídia. Desde pequenos já aprendem o significado da palavra corrupção, chantagem, tudo baseado na mentira.
Falar a verdade tornou-se a exceção, a mentira...a regra.
Talvez seja necessário um grande acontecimento histórico, mundial para que se crie O Dia da Verdade.
Imagine as crianças contando algo verdadeiro a alguém e esse alguém fica extasiado, assustado, aí vem a criança e diz: - Seu bobo...hoje é O Dia da Verdade!
Perdoem o ceticismo.De fato é algo tão absurdo que não quero acreditar, são as circunstâncias...
Para me redimir, segue um conto oriental que muitos conhecem, mas vale a pena ler de vez em quando até para nos lembrarmos de que a Verdade é única e sempre sobressairá diante do contrário. Rosa Zamp

A semente da verdade

Conto folclórico oriental

O imperador precisava achar um sucessor. Sem filhos, nem parentes próximos, ele decidiu chamar todas as crianças do reino.
Thai foi uma delas. Ele era um ótimo menino. Dedicava-se ao jardim de sua casa e cada planta tocada por ele crescia viçosa e forte.
No dia marcado, dirigiu-se até o palácio, onde havia milhares de pequenos súditos. O imperador disse:
- Crianças, preciso escolher o meu sucessor entre vocês. Vou lhes dar uma tarefa. Aqui estão algumas sementes e quero que vocês as cultivem. O trono será daquele que me trouxer, daqui a um ano, a planta mais bonita.
Thai era um excelente jardineiro e com certeza faria muito bem o que o imperador pediu. Porém, por mais que se esforçasse, a semente não brotava. O menino fez tudo o que podia, mas seus esforços não adiantaram.
Até o dia de apresentar a planta ao imperador, a semente de Thai não havia brotado e o menino estava tão preocupado que não queria enfrentar as outras crianças, porém seu avô disse:
- Você é honesto. Vá até o imperador e diga a verdade. Sua dedicação foi máxima, mas a semente não brotou. Não se envergonhe, querido, apenas explique o que você fez, pois devemos sempre agir com honestidade, buscando a felicidade, sem que a nossa alegria faça alguém infeliz.
Thai obedeceu ao avô e foi ao palácio. Entretanto, ao chegar lá, ficou assustado, pois era a única criança que não levava consigo uma belíssima planta.
O imperador chamava as crianças e examinava os vasos. Não sorria e nem esboçava contentamento.
Thai estava muito nervoso, pois se o imperador não havia até agora aprovado aquelas plantas maravilhosas, o que não diria de seu vaso sem nada?
Thai foi ficando para trás e, quando se deu conta, era o último da fila. Mas sua vez chegou e ele não poderia mais adiar o encontro com o imperador.
-Vejamos, meu jovem, o que tem aí para mim.
Thai não pôde mais evitar as lágrimas. Com a cabeça baixa, mostrou o vaso ao imperador e disse:
- Senhor, sou um jardineiro e uma de minhas virtudes é a perseverança, mas por mais que eu tenha me esforçado, a semente não brotou. Meu avô ajudou a pensar sobre o que fazer e optei por dizer a verdade, contar meu esforço e pedir-lhe perdão.
- Não se envergonhe, criança, você fez o certo. A sua grande virtude foi dizer a verdade, pois eu havia queimado todas as sementes e nenhuma poderia germinar. Portanto, você foi o único que, de fato, plantou a semente da verdade.

"Algumas vezes a verdade não é tão bonita quanto uma flor, mas precisamos encará-la com coragem para vencer os grandes desafios."

4 comentários:

  1. A mentira de fato tornou-se banal.Num outro dia estava visitando alguns blogs e de repente um texto me chamou a atenção,, dizia um trecho: " A mentira sempre será uam mentira, ainda que seja no mundo virtual" A pessoa que a profere e real e DEUS irá cobrar tal transgressão. Apartir dai estou tentando ser mais transparente no munod virtual no real tento naõ mentir,

    ResponderExcluir
  2. A mentira infelizmente além de banal tornou-se ato do cotidianos, você vai pra um lado Mentira, outro lado mais Mentiras.Chegando até a desacreditar nas pessoas. Espero que isso mude ou a vida se tornará uma mentira e as pessoas não serão mais denominadas assim. Serão chamadas apenas e simplesmente de mentirosas e isso será uma característica essência e não um defeito, ou vício. Gostei do texto. Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. O Brasil está essa pouca vergonha pelo simples fato de o povo estar acostumado com as mentiras políticas, sabem que são mentiras mas preferem acreditar por puro comodismo. A mentira deveria ser tratada como uma ofensa à inteligência e com essa consciência o povo teria mais coragem para cobrar seus direitos. Mas alguns preferem se colocar em posição de vítima e deixar pra lá!

    Abraços e mais uma vez parabéns pelo excelente texto!

    ResponderExcluir
  4. Detesto a mentira. Um acto verbal de covardia e mesquinhez...

    Se minto? Sim. Mas tento não o fazer...

    Quero ser como tu:)

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...