"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lula: não haverá paz no Oriente Médio enquanto EUA mediarem (reportagem IG)

Para presidente, é preciso da participação de outros países nas negociações; Lula voltou a defender diálogo com Irã
Compartilhar: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (20) que não acredita em um acordo de paz no Oriente Médio enquanto o principal mediador forem os Estados Unidos.
"Estou convencido que não haverá paz no Oriente Médio enquanto os Estados Unidos forem o tutor da paz", discursou Lula durante encontro de final de ano de oficiais das Forças Armadas, em Brasília.
"É preciso envolver outros agentes, outros países para poder negociar a questão da paz no Oriente Médio. Não é uma questão dos Estados Unidos", disse.
Os EUA tentam mediar um acordo entre Israel e palestinos que até agora não surtiu efeito.
Lula tem defendido um papel mais atuante do Brasil no processo de pacificação do Oriente Médio. Em maio, visitou o Irã para tentar mediar um acordo em relação ao programa nuclear da República Islâmica.
O Ocidente suspeita que o programa de Teerã visa desenvolver armas nucleares, mas o governo iraniano afirma que o objetivo é a obtenção de energia.
O presidente lembrou que a conversa com seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, levou em conta os termos de uma carta enviada a ele pelo presidente norte-americano, Barack Obama, dez dias antes de sua visita a Teerã.
"Antes de viajar, nós recebemos uma carta do presidente Obama que colocava algumas condições (para um acordo internacional)", disse Lula.
"O presidente Ahmadinejad aceitou exatamente o termo que levamos e por isso assinou que estava disposto a sentar na mesa na comissão em Genebra", declarou.
O Brasil e a Turquia tentaram mediar um acordo de troca de combustível nuclear com o Irã, para evitar a imposição de sanções ao país. No entanto, o acordo não impediu que as potências ocidentais seguissem pressionando por novas sanções ao país.
Lula argumentou que o único motivo para que o acordo não fosse aceito pela comunidade internacional é porque Brasil e Turquia estariam interferindo em um assunto que não caberia a países emergentes.
"Mesmo assim, os países do Conselho de Segurança (da ONU) resolveram punir o Irã. Por que? A única explicação é que era preciso punir o Irã porque o Brasil e a Turquia tinham se metido numa seara que não era a de país considerado emergente", afirmou.
"O que o Ahmadinejad assinou é exatamente aquilo que o presidente Obama colocou para nós dez dias antes de a gente viajar para o Irã", declarou.

Reuters | 20/12/2010 17:20

por: IG último segundo

7 comentários:

  1. Olá, Rosa.

    É um tanto complicado analisar uma situação assim, quando os principais fatores de interferência são mantidos em silêncio. Concordo com o Lula quando ele diz que os EUA são fator de discórdia, no entanto, penso que exista uma certa animosidade por parte dos países do Oriente Médio em se chegar a um acordo.

    Sempre discordei de sistemas de governo que se utilizam de atos extremos, mas, cada um é cada um. O que não se pode, é deixar o controle das ações do mundo na mão de meia dúzia de países poderosos e seus interesses financeiros, como vêm ocorrendo. Porém, e infelizmente, o Brasil e mais especificamente o Lula, não tem capacidade no momento para tentar se impor.

    Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal e um Feliz Ano Novo. Tenho netos agora, e assamos presentinhos de Natal.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, querida amiga Rosa.

    Quando Lula interferiu, o lado positivo foi a BANDEIRA BRANCA que ele mostrou para o Oriente e para o mundo.

    Sobre o desfecho e sobre os Estados Unidos, isso tudo é PEIXE GRANDE DEMAIS.

    Um grande abraço. Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  4. Querida Rosa,
    Venho Desejar a você e sua Família um Natal de muito Amor e Paz!!!

    Amo visitar seu Blog porque aqui encontro textos preocupados com o Jovem, a Alma, o nosso Brasil e com o Mundo!!

    FELIZ NATAL!!!
    Muita LUZ!!!

    ResponderExcluir
  5. Rosa,
    Está tudo muito bonito e bem cuidado por aqui.
    Parabéns!
    Que você continue inventando moda, porque, como diz o Mestre Manoel de Barros (e eu concordo), "inventar aumenta o mundo"!
    grande abraço
    Rosaura
    http://chiarosscuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosa,


    Complicada essa situação hein? Confesso que sou dividido nesse assunto. Acho legal nosso presidente expandido as fronteiras do Brasil a partir de relações diplomáticas. Mas até que ponto nós (BRasil) não estamos sendo marionetes nisso tudo? Irã tem toda uma política fundamentalista e prega uma revolta armada contra Israel... Não confio no Irã - e tenho medo dessa atitude tupiniquim do Lula, isso é coisa séria, e podemos sofrer retaliações por esse posicionamento do Lula contra o EUA. Não que os EUA sejam um flor de candura,mas é que são a liderança e isso parece, vai continuar por um bom tempo, já pensou uma guerra grátis? Tô fora...
    Gostei do teu espaço. Texto excelente e pertinente e já te sigo

    P.S: QUanto a autorização de divulgar as postagens. Fique a vontade!

    Feliz Natal e bjs

    ResponderExcluir
  7. Complicar é um verbo criado pelo homem que se utiliza dele para inúmeras situações, em especial, quando os assuntos envolvem poder, ganância, vaidades, religiões, enfim, se os homens aprendessem a descomplicar certamente o mundo teria mais Paz.

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...