"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Lula vai se despedindo da presidência, um desapego difícil e recíproco com a Nação

Com vários recordes e fatos históricos nunca antes registrado na história do Brasil, nosso Presidente Lula vem nos últimos dias despedindo-se pouco a pouco de uma nova Nação brasileira. Sim, "nova" porque ele  entregará a sua sucessora um Brasil muito diferente daquele que ele recebeu para governar. Vai ser um difícil desligamento, rompimento de um "cordão umbilical" alimentado não apenas em 8 anos de governo, mas durante toda a sua trajetória política por este país afora. Nós que o apoiamos (grande maioria da Nação) também precisamos nos preparar para o momento.

 blog.planalto.gov.br/entre-acertos-e-erros-o-saldo-do-governo-e-positivo-mais-de-80-de-aprovacao/trackback/

"Eu vim do meio de vocês, conheço de cor e salteado os problemas que vocês vivenciam todos os dias. (…) E é isso que eu penso que fez a diferença quando eu cheguei à Presidência da República. Vocês estão lembrados que eu dizia que um dos maiores legados que um presidente da República pode deixar ao deixar a Presidência é a mudança no relacionamento entre o estado e a sociedade, entre o governo e as instituições do movimento social. (…) Se criou a ideia de que a relação entre o estado e a sociedade é a relação entre o todo-poderoso estado e o dócil povo brasileiro. Nós não tratamos assim. Fizemos 73 conferências nacionais, envolvendo mais de 5 milhões de pessoas, e essas conferências decidiram parte dos acertos das políticas públicas que nós colocamos em prática no País."
por: blog do planalto

2 comentários:

  1. Rosa
    Grato por seu comentário, visita e desejo de continuar a ler o meu blog. É sempre agradável quando alguém sensível e inteligente diz que gosta do que se faz. Muito obrigado.
    Quanto ao tema de seu post, vivi algum tempo durante a vida de Getúlio e acompanhei o rescaldo político que foi o post-mortem, palavra que foi algo impressionante, talvez tão forte e poderoso quanto o que acontece com Lula. Ainda que o Lula mereça a popularidade que tem, seja pelo que realizou, seja por seu modo bem peculiar de ser um animal político, creio que muito dessa louvação - até cultivada pelo PIG - ainda faz parte do combate ideológico que se estabeleceu no país a partir de 1954 e que se aprofundou com a ditadura e com a tríade Color-Itamar-FHC. Para o sistema seria demais saber que o povo honrava e louvava três líderes nacionalistas - Getúlio, Brizola e Lula. Dois quase que desapareceram da memória popular, o outro, será mais forte e mais poderoso à medida que se identificar com a história e com os mitos desses outros dois.
    É assim que vejo a questão.

    ResponderExcluir
  2. Legal você levantar essa questão... acho até que seria interessante aprofundarmos mais nos próximos dias... Parece que aquela tal de Lúcia Hipólito da CBN andou criticando o presidente a propósito, tratando de uma eventual "vaidade" dele, da dificuldade que terá pra "sair mesmo", e até andou alertando a Dilma, pois segundo Lúcia o Lula "vai dar trabalho", vai ficar palpitando... E tem o nosso lado nisso tudo... Como ficaremos? Como vamos lidar com isso? O assunto é "complexo", pode ser pensado de vários ângulos... Abraços.

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...