"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

terça-feira, 1 de março de 2011

São Paulo: próximos 40 anos de enchentes, caos e mortes...muitas mortes


A matéria reproduzida abaixo do site do jornal O Estadão já decretou que o problema das enchentes em SP poderá ter solução no mínimo em 40 anos. Dessa pequena matéria, embora de grande impacto para os paulistanos, o jornal poderia ter ido um pouquinho mais a fundo em alguns pontos obscuros sobre esse tema, e "alguns" seria uma forma bem moderada de se tratar sobre o assunto. Afinal, são tantos questionamentos, tantos mistérios que lembram muito o "Triângulo das Bermudas" quando se pensa na quantidade de investimentos bilionários, ditos, realizados ao longo de quase duas décadas pelos que governaram este Estado.
Falar do que o Serra deixou de fazer nos últimos 3 anos é legítimo, mas é muito pouco, é migalha perto do que se deveria esclarecer sobre os últimos 16 anos de desmandos, ineficiência, ineficácia e obscuridades desse partido que tomou posse de SP.
Partido de extrema direita que se diz hoje "oposição", que jura de pés juntos que é o único que pode resolver todos os problemas do Brasil, embora seja incapaz de resolver seus próprios problemas internos partidário e que já provou total incapacidade de governar o Estado de SP.
Perguntas a serem feitas ao Sr.Serra, Sr.Alckimim, Sr.Covas, se bem que este já se encontra na "cova" e que aliás foi fundador deste (des)ilustre partido e aliado do seu antecedente Sr. Fleury.
Enfim, uma matéria com manchete real e importante, entretanto de pouco conteúdo e nada elucidativo. Ou seja, não há dúvidas sobre a fonte.
É Piada!!! (R.Zamp)

O Jornal Estado de São Paulo publicou a seguinte matéria:"Solução para enchentes em SP levará ao menos 40 anos

AE - Agência Estado

Ruas travadas, Marginal interditada, carros boiando, pessoas ilhadas. O drama durante as enchentes ganhou mais força ontem em outras regiões da capital paulista, principalmente norte e leste. O Rio Tietê, que ficou quatro anos sem alagamentos (entre 2005 e 2009), transbordou pela terceira vez em 50 dias. E, caso o prazo de investimentos governamentais seja mantido, São Paulo só vai livrar-se das enchentes em 40 anos.

Atualmente, 45 piscinões - ou um terço do previsto em 1998 pelo Plano de Macrodrenagem do Alto Tietê - foi finalizado, o suficiente para armazenar 9 milhões de metros cúbicos. Pelo projeto, para resolver o drama paulistano seria preciso fazer mais 91 reservatórios, com capacidade para 26,6 milhões de metros cúbicos (ou 9.500 piscinas olímpicas). Eles comportam temporais de até 80 milímetros - ontem na foz do Córrego Aricanduva caíram 82,5 mm, segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).

O superintendente do Daee, Amauri Pastorello, diz que há problemas para construir reservatórios na região metropolitana, que segue em ritmo lento. "Faltam terrenos para ampliar piscinões." Para Pastorello, a chuva de ontem, que começou na zona leste, foi de grande intensidade, o que diminuiu a velocidade no escoamento do Tietê.

A vazão ficou reduzida a partir do entroncamento com o Tamanduateí e o Aricanduva. O contrato com a empresa que faz desassoreamento do Tietê acaba em abril. O Daee quer concluir nova licitação até essa data. O objetivo é retirar neste ano 2,1 milhões de metros cúbicos de sujeira do rio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo."
http://www.estadao.com.br

Frases desses senhores que não podem ser esquecidas:
"As enchentes são obras de Deus" (As chuvas até pode ser, mas as enchentes???)
"Não podemos resolver esse problema em 24hs!" (Claro que não, mas em quase 20 anos com certeza seria possível seus tucanalhas!!!)

6 comentários:

  1. “Terra da Garoa” tornou-se apelido obsoleto
    O volume de chuvas que caiu é de dar medo
    Mais uma vez, sofrimento para a população
    E absolutamente nenhuma garantia de solução

    O Tietê, sempre ele, novamente transbordou
    Ruas interditadas, carros boiando, tudo parou
    Parte da culpa é de quem lixo nele vive a jogar
    2,1 milhões de m3 de sujeira se tem para retirar

    A outra parte, governantes, não tem como negar
    Um espetáculo de negligência: décadas em cartaz
    Tucanos? Petistas? Nem importa quem são vocês
    Tiveram oportunidade para resolver e nada se fez

    A maior metrópole daqui carece de 136 reservatórios
    Só um terço está pronto, como informam os relatórios
    E disso se sabe desde 1998, há exatamente 13 anos atrás!
    Não surpreende que a população neles não acredite mais

    E o pior: pelo cronograma, 40 anos é o prazo de conclusão
    Sim, pode ler outra vez: duas gerações inteiras aguardarão
    Em 2050, se eficiência de 1º mundo houver, resolverão
    Balde de água fria? Além disso: mais chuva é a previsão

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso

    ResponderExcluir
  2. 40 anos, a continuar o "choque de gestão" demotucano... 40 anos, se paulistas e paulistanos continuarem insistindo em manter no poder esses arquiincompetentes... Lancei no meu blog, há mais de mês, a ideia de Lula Prefeito de São Paulo em 2012... No momento, não vejo outra alternativa pra nós todos, que padecemos há quase 20 anos com essas desastrosas administrações tucanoides... São Paulo é uma cidade-estado, imensa, complexa, com milhares de problemas a resolver... Há diversos brasis aqui. Lula, que já foi provado e aprovado no executivo, botaria esta cidade de pé novamente. E é o único nome no momento para desafiar o monopólio tucano. Lula nasceu politicamente em São Paulo, que o acolheu e o projetou para o resto do País. Lula 2012! Por que não?

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendo os politicos que os paulistas elegem! E com cereteza se tivessem atacado o problema lá atras tudo seria bem melhor.
    Eu entro num blog gosto, venho ler sempre e esqueço de me tornar seguidora, estou me redimindo!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. O vosso mal está no ADN!!!!

    São nossos directos descendentes/derivados...Não queriam que vos fizessem melhor que nós!!!

    :)

    ResponderExcluir
  5. Hoje vim lhe agradecer!
    Agradecer pela sua amizade...
    Pelo seu carinho...
    Pela sua atenção...
    E o mais importante de tudo:
    agradecer por você existir!
    -----------------
    e a chuva....ah a chuva..
    nós a fizemos
    e agora?
    ________________
    bjsssssssssss
    Bjssssssssssssssssssssss
    TEAMO

    ResponderExcluir
  6. Meus sinceros parabéns pela matéria, até reproduzimos de tanto que nos agradou... kk
    Sucesso Rosa Zamp e felicidadesssss
    xauu

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...