"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

quarta-feira, 16 de março de 2011

Amo as gentes e amo o mundo, mesmo não sendo amada na mesma medida e tão pouco respeitada...


"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."
"...gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Está é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado."
"Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes."
"Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina." (Paulo Freire)

De todas as lições que aprendi com esse grande mestre, retirei um pequeno resumo para a minha vida, a de que:
não fico a espera de um milagre, eu sou o milagre!
Sou a busca incessante pela concretização de sonhos.
A luta insana, incansável pela realização dos meus ideais, pela paz e por uma justiça social para todos!
Se assim eu não for, quem o será por mim?
Embora...isso canse e muito! (Rosa Zamp)

12 comentários:

  1. Tenho a minha admiração pelo Paulo Freire:)

    Sem opressão:)

    Tu não és um milagre! És uma realidade, e por isso muito mais rara:)

    ResponderExcluir
  2. Rosa, que belo texto, aliás não só o do Paulo Freire, mas também o seu. Sou como você, não me desfaço dos meus sonhos, não canso de acreditar numa sociedade melhor, num mundo mais justo, em pessoas com boa vontade, em sorrisos sinceros, em mãos estendidas ao próximo... Enfim, sou uma romântica incorrigível, e só acredito nas coisas feitas com o coração, tudo o mais é banal!!! Beijão pra vc!!!! Obs: Amiga vou reblogar sua postagem, e colocar a fonte, lógico! :)

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, Rosa!
    Tento seguir os ensinamentos de freire e fazer da vida das pessoas, a minha volta, melhores.
    Bjo e sorrisos, amiga minha.

    ResponderExcluir
  4. Esses seres luminosos, como Paulo Freire, Gandhi e outros tantos revolucionários, são os que nos dão forças para continuar no caminho. Buscando a Paz no mundo e a Justiça para todos. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Que belo texto, chio de palavras bonitas... desconhecia :)

    ResponderExcluir
  6. Sempre é muito bom rever pensamentos de Paulo Freire pois sua imensa humanidade nos alimenta.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Paulo Freire, sempre é bom ler e reler.
    Você tem razão, não se deve ficar esperando pelo milagre. O sonho é concretizado quando se busca fazer acontecer. Só nos realizamos quando ajudamos a realizar o outro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa,
    Como bem diz o mestre Paulo Freire, Vivendo e Aprendendo!
    Gostei muito do que vi, li, e curti por aqui. Sou parceira. Vou levar o banner para fazer a Travessia. Estamos juntas nesta!
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  9. Rosa amiga querida..
    Um grande mestre Paulo Freire,escolhei uma excelente postagem.
    Agora convido vc a dançar comigo no poema postado no meu blog de uma filha virtual.
    Um beijo na coração amiga querida,,Evanir
    http://aviagem1.blogspot.com/
    E
    www.fonte-amor.zip.net

    ResponderExcluir
  10. Rosa, me perdoe pela demora em retribuir o seu gentil comentário. Ultimamente o corre-corre cotidiano tem me impedido de dedicar o tempo que eu gostaria para visitas e comentários nos blogs que sigo e admiro.

    Quer dizer que você conheceu meu blog por acaso? Pois bem, acredito que foi um feliz acaso, pois gostei imensamente do seu espaço e sua proposta. Aliás, compartilho contigo dessa "angústia" de ter mais interesses do que o tempo hábil que uma existência só permite, rs.

    Mesmo nem sempre comentando, saiba que sempre estarei por aqui, lendo as novidades e reflexões que você traz, em busca de um novo mundo. No que depender de mim nessa busca, conte sempre comigo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo selo, foi recebido com muito carinho e orgulho. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Essas frases são de qual dos livros dele?

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...