"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

sexta-feira, 4 de março de 2011

É carnaval...a gente se acostuma...mas não devia


Seguindo o pensamento do texto de Marina Colassanti do último post...

O texto do post abaixo se encaixa muito bem com a postura do nosso povo, da nossa sociedade tão passiva diante de tanto desrespeito com os seus cidadãos. E sabe-se lá por quanto tempo ainda viveremos como meros expectadores do que se passa diante de nossos olhos e assim, consciente ou não, mantemos o status de servos, de submissão absoluta do que se é imposto para nossas vidas.
Já postei aqui sobre a coragem do povo do Egito parabenizando-os, mas, principalmente, destacando o exemplo que deram para o resto do mundo e que de fato serviu, de alguma forma, para outros povos.

Já no Brasil o que mais se lê e se ouve são notícias sobre os acontecimentos do outro lado do mundo, opiniões, críticas, conselhos, análises. Obviamente que precisamos estar informados sobre o que se passa em todo o mundo, no entanto torna-se inevitável questionar: de que adianta falar, noticiar, analisar e explorar sob todos os ângulos o que acontece no Oriente Médio como se fossemos os donos da verdade, absolutamente seguros para opinar, dar pitacos, enquanto aqui ainda se tem tanto a resolver, tanto para se fazer? Mas, a acomodação covarde que nos toma conta do corpo e da alma nos incita a reparar na grama do vizinho e a não cuidar da nossa.
Muito me incomoda essa acomodação, esse silêncio covarde no meio do barulho dos que se impõe.
Não se trata de colocar em dúvida a administração do nosso Governo Federal, até por que apoiei a eleição de Dilma e acredito na sua administração. Pensemos no Brasil, este enorme país com 27 unidades federativas e milhares de municípios com graves problemas sociais, estruturais, políticos, nas mãos de diversos administradores preocupados unicamente com sua manutenção e amplitude de poder.

Poder que cega, poder que aniquila, poder que acomoda, que paralisa àqueles que deveriam usá-lo em favor dos “sem poder”. Contudo, se os desempoderados não se deixassem ser cegados, aniquilados pela façanha do poderio, se o incômodo lhe envolvesse, talvez, poderíamos imitar a coragem dos povos do Oriente.

É...eu sei que a gente se acomoda, mas não deveria!!!

Bom carnaval com muito barulho e se sobrar um tempinho, pensemos sobre o nosso silêncio!
Rosa Zamp

6 comentários:

  1. Verdade!...belíssima reflexão.

    "O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras..."

    (Mario Quintana)

    Bom feriado!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola amiga Rosa passei para retribuir e agradecer
    sua visita ,gostaria de convida-la a conhecer meu novo cantinho,feito com carinho para receber os amigos,(mimoseselinhos.blogspot.com)se vier ficarei muito feliz ,para voce um ótimo feriado bjs marlene

    ResponderExcluir
  3. Rosa!

    Em primeiro lugar agradeço por seguir meus "Gritos"!

    Excelente o seu post...para nosso povo enquanto existir carnaval,futebol e cerveja os veremos sempre felizes,infelizmente!!!

    Um beijo!

    Sonia Regina.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a sua visita e vou segui-la, pois gostei daqui.
    Creio que o mais importante é ensinar, desde os primeiros anos escolares, cidadania; ensinar o valor de um voto e muitas coisas mais. Começando da base, um dia o brasil atingirá o seu ponto ideal.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. A ultima frase é genial!!
    É tua? (maldade minha...lol)

    Gosto de te ver incomodada!!! Reactiva até! Gosto de quem não se acomoda. Seja em cima seja por baixo...

    Não falo de lutar por lutar. Antes mexer com o que está mal. Agir e não assistir passivamente. Lamentando. E bebendo um copo. No fim: arrotando. Como se nada tivesse à ver connosco...

    ResponderExcluir
  6. Estou aqui para agradecer e dizer que to feliz por demais, ganhar mais uma seguidora pra mim é um previlegio enorme,e quando vejo que são pessoas que buscam a paz o amor e acima de tudo a verdade... fico maravilhada! seja bem vinda,e é isso ai vamos caminhar juntas...Muito bem dito seu texto,meu abraço com muita luz!

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...