"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A sociedade é reflexo da educação ou a educação é reflexo da sociedade?

A cada dia tenho mais certeza de que nada sei, embora saiba o suficiente para questionar: que sociedade queremos? (Rosa Zamp)


(Nóvoa)

As escolas, talvez, resumindo numa frase (...), as escolas valem o que vale a sociedade.
Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona. Acontece que, por uma espécie de um paradoxo, as coisas que não podemos assegurar que existam na sociedade, nós temos tendência a projetá-las para dentro da escola e a sobrecarregar os professores com um excesso de missões.
Os pais não são autoritários, ou não conseguem assegurar a autoridade, pois se pede ainda mais autoridade para a escola. Os pais não conseguem assegurar a disciplina, pede-se ainda mais disciplina a escola. Os pais não conseguem que os filhos leiam em casa, pede-se a escola que os filhos aprendam a ler. É legítimo eles pedirem sobre a escola, a escola está lá para cumprir uma determinada missão, mas não é legítimo que sejam uma espécie de vasos comunicantes ao contrário. Que cada vez que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais sobem as exigências sobre a escola.
E isto é um paradoxo absolutamente intolerável e tem criado para os professores uma situação insustentável do ponto de vista profissional, submetendo-os a uma crítica pública, submetendo-os a uma violência simbólica nos jornais, na sociedade, etc. o que é absolutamente intolerável. (Antonio Nóvoa)

Só mais uma pergunta sugestiva para uma reflexão: é, de fato, tudo culpa do professor e/ou da escola?

2 comentários:

  1. No caso de Portugal...Uns tempos atrás não hesitaria em afirmar que seria uma síntese dos dois...

    Neste momento é a sociedade que se impõe. Largamente. O mais complicado é que é o pior lado: o lado do facilitismo estátistico e demagógico...

    ResponderExcluir
  2. Apaixonei pelo seu blog
    O bom é que trocamos mensagens
    e fico imensamente feliz pelo carinho .
    Deus te abençoe muito .
    Seja sempre muito bem vinda

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...