"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."
(Fritjof Capra)
Traduzir esta página para:
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
A Educação jamais será neutra!
"O que devo pretender não é a neutralidade da educação, mas o respeito, a toda prova, aos educandos, aos educadores. O respeito por parte da administração pública ou privada das escolas. É por isto que devo lutar sem cansaço. Lutar pelo direito que tenho de ser respeitado e pelo dever que tenho de reagir a que me destratem. Lutar pelo direito de ser você mesmo e nunca, jamais, lutar por essa coisa impossível, acinzentada e insossa que é a neutralidade. Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? “Lavar as mãos” em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele." (Paulo Freire)
A realização de uma escola pública que consiga oferecer a população o mínimo de saber, a fim de ter uma vida decente, não é responsabilidade desta ou aquela pessoa ou instituição, mas de todos os cidadãos de uma sociedade civilizada. Portanto, será através de muitas lutas e reflexões, que poderemos encontrar possibilidades de reinventar a escola e suas relações.Rosa Zamp
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gosto do Paulo Freire. Não é daqueles dogmáticos que não deixa margens para a diferença.
ResponderExcluirAcredito na escola e nos seus valores. Mais até numa escola publica, onde todos tenham as mesmas ferramentas mesmo sendo de meios diferentes.
Pelo menos na minha escola não vejo muito espaço para reflexões políticas, o Diretor pede que o professor converse com seu aluno, mas muitas vezes o professor não é preparado, só se preocupa com passar conteúdo e segurar o aluno na sala.
ResponderExcluirDuas mentes brilhantes:: Palu Freire X Rosa Zamp!!
ResponderExcluirSucesso minha adorável e magnífica escritora!!!!
Quis dizer Paulo Freire X Rosa Zamp kkkk
ResponderExcluirerro de digitação!!!
Bjuxx
Rosa.. primeiramente lhe agradeço de coração pelos selinhos.. já estão todos lá em meu cantinho [:)]
ResponderExcluirRealmente o ensino no Brasil necessita de muitas mudanças.. e as escolas públicas precisam resgatar o que foi se perdendo ao longo dos anos.. mas isso só será possível se houver uma conscientização geral.. quando todos se derem conta de que a educação é o alicerce de tudo.
Uma super beijoca em seu coração Rosa!
*verinha*
Rosa,
ResponderExcluircomo sempre Paulo Freire é irrepreensível e vai na mosca.
bjs
Jussara
"Neutralidade" é o tal "silêncio dos bons", de que falava Luther King. O pior Mal é o travestido de Bem, pois fica difícil identificá-lo, combatê-lo, enfrentá-lo. Mas acho que o professor criativo, o Educador verdadeiro sempre encontrará um espaço para levar ao educando mais que conhecimento: valores imperecíveis. Abraços, Rosa.
ResponderExcluirA educação é a base para qualquer mudança.
ResponderExcluirAchei incrível o blog, estou lhe seguindo. Beijos
Querida M. a cada dia você me surpreende mais e me encanta por todo conhecimento e sabedoria já demonstrado. Pronto, P. Freire: temos mais algo em comum! Bjs.
ResponderExcluirRosi
ResponderExcluirSei que o que diz é fato. Temos muitos obstáculos a superar, porém, o primeiro deles é querer superá-los e isso só depende de nós, independente de quem queira nos calar. Essa é a maior lição do nosso grande mestre P. Freire. Pense nisso e discuta com os colegas, desperte neles a necessidade de estarem em constante formação, mesmo que esta seja em um pequeno grupo. Bjs.
Moreira, querido parceiro de lutas, senti falta de suas palavras nesse mundinho por que é sempre muito gentil, mas acho que exagerou dessa vez.
ResponderExcluirDe qualquer forma obrigada e volte mais vezes.
Bjs.
Verinha
ResponderExcluirPeço a Deus que eu possa ver esse dia chegar, não sei se verei,mas acredito que chegará o dia em que todos, absolutamente todos dirão: nosso país só será pleno com uma Educação de qualidade para todos! Bjs.
Jussara
ResponderExcluirPaulo Freire pra mim é tudo. Suas reflexões, em todas as áreas e após muitos anos, são de uma atualidade incontestável. Bjs.
Sonia
ResponderExcluirSuas palavras são sábias, que mais eu poderia acrescentar? Talvez, um convite: vamos à luta?
Bjs.
Tati
ResponderExcluirObrigada pela visita, comentário de quem sabe tbém do que está falando. Visitei seu blog e tbém estarei te acompanhando.
Seja muito bem vinda!
Bjinhos.