"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

19 de Setembro de 1921 nascia um grande homem e mestre ilustre da nossa terra...

...Paulo Reglus Neves Freire
    Um dos maiores intelectuais do século XX, um homem sensível e amoroso, inteligente, lúcido e cheio de esperanças na humanidade, na educação e sobretudo na VIDA! Homem que ousou sonhar, lutar, denunciar e acreditar nas transformações sociais mesmo pagando preço alto como perseguição política, exílio e tantas árduas lutas.

"Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.
"...Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes."  (P.Freire)


    Por essa data pela qual não poderia me esquecer segue abaixo o post deste blog de 09/02/11 em homenagem e gratidão a ti Profº Paulo Freire.




"O que devo pretender não é a neutralidade da educação, mas o respeito, a toda prova, aos educandos, aos educadores. O respeito por parte da administração pública ou privada das escolas. É por isto que devo lutar sem cansaço. Lutar pelo direito que tenho de ser respeitado e pelo dever que tenho de reagir a que me destratem. Lutar pelo direito de ser você mesmo e nunca, jamais, lutar por essa coisa impossível, acinzentada e insossa que é a neutralidade. Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? “Lavar as mãos” em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele." (Paulo Freire)

A realização de uma escola pública que consiga oferecer a população o mínimo de saber, a fim de ter uma vida decente, não é responsabilidade desta ou aquela pessoa ou instituição, mas de todos os cidadãos de uma sociedade civilizada. Portanto, será através de muitas lutas e reflexões, que poderemos encontrar possibilidades de reinventar a escola e suas relações.  (Rosa Zamp)

15 comentários:

  1. Um abraço e meu respeito por este homem e sábio como o senhor ...!!!
    E você, minha querida Rosa, você não tem muito contato ultimamente, mas você está sempre em meus pensamentos, eu espero que você esteja bem, e as aulas que os alunos que querem ser alguém amanhã.
    cuidete muito e Tido abraçar meu amor, sua amiga, em Barcelona, ​​Mari Trini

    ResponderExcluir
  2. Um abraço e meu respeito por este homem e sábio como o senhor ...!!!
    E você, minha querida Rosa, você não tem muito contato ultimamente, mas você está sempre em meus pensamentos, eu espero que você esteja bem, e as aulas que os alunos que querem ser alguém amanhã.
    cuidete muito e um abraço com todo meu amor, sua amiga, em Barcelona, ​​Mari Trini

    ResponderExcluir
  3. Rosa,

    Mais do que reinventar a escola, esta tem que ser respeitada. Respeitada na pessoa dos seus docentes, mas também nos seus discentes.
    É a escola, enquanto um todo, que deve rever as políticas educativas a seguir.
    Tem-se perdido muito tempo, cá, como aí, segundo penso.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Verdadeiramente um sábio, um Gandhi da cultura e da educação brasileiras. A rebelião contra as injustiças, a indignação justa de que falava o ativista indiano, também dentro das escolas. Isso tem que ser fomentado, despertado, logo nos primeiros anos. Cidadania ativa. Grande abraço, querida amiga!

    ResponderExcluir
  5. Espero que para adicionar novos homens fortes e as mulheres estão agora em todo o mundo, desejam a paz para todas as pessoas e os direitos humanos e igualdade de gênero. trabalho educativo e casa, bem como uma nutrição adequada.

    ResponderExcluir
  6. Um grande homem mesmo. Não concordo com tudo. Mas na pedagogia (como em tudo o que envolve os humanos...) não há receitas universais...E ainda bem que não. Até porque é aí que reside o factor mais da relação aluno/professor:)

    Não é Senhora Professora?

    :)

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto da visão dele do homem cidadão...de trazer a cidadania para a educação e para a saúde. tenhoa alguns livros dele, mas a biblia é mesmo a pedagogia do oprimido. E torna-se cada vez mais actual!
    Quanto à necesidade de reinventar a escola...sempre...uma vez que as crianças, os pais, as famílias trazem com elas histórias de vida repletas de imprevisibilidade e multiculturalidade...a escola deve ser capaz de responder a estes desafios e não fechar os "muros" ao exterior, à sociedade, à historicidade das pessoas!
    Obrigada por referenciar PF
    bjs amiga

    ResponderExcluir
  8. Mari Trinidad

    Amiga que saudades! É verdade, eu estou mesmo sumida com pouco tempo para saborear os blogs que adoro como o seu. Mas, prometo que lhe visitarei em breve.
    Beijos querida amiga de Barcelona.

    ResponderExcluir
  9. Tereza Santos

    É amiga, parece que a situação entre nossas terras tem andado bem semelhante.
    O que você diz sobre o respeito confere exatamente com o que P.F. nos ensinou e com o que acreditamos, só falta os demais pensarem assim também.
    Beijo no coração bonequinha

    ResponderExcluir
  10. Sonia Amorim

    Gandhi brasileiro...perfeito!
    Além do que esse homem representou para a educação e cultura do nosso país e de muitos outros, ele nos ensinou carinhosamente e na prática muito mais do que ser pedagogicamente correto. Ele nos mostrou como ser e como formar verdadeiros cidadãos que não foge a luta. E disso sabemos bem do que se trata não é?

    Beijos blogueira amiga

    ResponderExcluir
  11. Aikatherine

    Que saudade de você doce amiga finlandesa. Saudades de seus vídeos musicais de gosto indiscutível, do seu blog com cheiro de colo de vovó.
    Obrigada pela visita e pode me esperar que estarei também te visitando.
    Beijos e abraço bem caloroso querida.

    ResponderExcluir
  12. M.

    Me surpreenderia se concordasse :)

    Mas como boa Senhora Professora tenho que dizer que é justamente dessa relação heterogênea de aluno/professor que ele nos falou sabiamente.

    Adorei o Senhora.....rsrsrsrsrs

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  13. CF.

    Puxa amiga, falar desse Homem me dá um prazer tão grande que o faria diariamente e teríamos muito o que falar.
    Como educadora já teria razões mais do que suficientes para venerá-lo, aliado ao modelo exemplar de cidadania que nos deu para mim é mesmo um Mestre da e para a Vida.
    Beijo no coração amiga

    Ps: desculpe, estou te devendo um email e não me esqueci.

    ResponderExcluir
  14. M

    Tu é uma peste né?

    Pronto, descobriu meu ponto fraco :|

    :)

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...