"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fugir ou enfrentar?


A sabedoria de não fugir


Viver intensamente não é subir o Kilimanjaro, não é se banhar nas águas que cercam uma ilha paradisíaca no Pacífico. Viver intensamente é não fugir. Não fugir do momento presente, tal como ele se oferece: seja ele difícil, medíocre, maravilhoso, problemático, agradável ou opressivo. Não fugir de seus próprios sentimentos, sejam eles os mais luminosos ou os mais obscuros: não os rejeitar mas, ao contrário, aceitá-los de forma incondicional quando surgirem, sejam de amor, de ódio, de desespero, de felicidade, de alegria ou de profundo tédio. Essa, sim, é a única forma verdadeira de viver plenamente. Não fugir dos abismos do cotidiano, não fugir de seus próprios medos, não fugir da visão de si mesmo desnudo em todas as suas fraquezas, virtudes, fragilidades, forças e limitações, tal como você é, e não tal como uma ilusão lhe faz pensar que seja. Não fugir, mas ir a fundo mesmo das suas piores horas, mergulhar com curiosidade de criança nos abismos mais escuros, e contemplar os estranhos seres que vivem lá com admiração e encantamento, observando atentamente anatomia. Viver é não fugir do aqui-e-agora, seja em um ônibus lotado, seja com os pés nas águas de uma praia.

Victor Lisboa

Postado no: http://abraabocacidadao.blogspot.com/ da amiga blogueira Sonia Amorim em 16/07/11

Publicado hoje aqui para profundas reflexões pessoais, coletivas, sociais, políticas, econômicas, enfim sobre tudo o que está a nossa volta nos dias atuais deste "Novo mundo" que não tem sido nada fácil enfrentá-lo. Entretanto, fugir resolverá?  
Para complementar a reflexão sugiro o vídeo abaixo com a linda música do nosso inesquecível Raul Seixas na voz da banda Barão Vermelho: TENTE OUTRA VEZ!


Um forte abraço

Rosa Zamp

Imagem: Google
Vídeo: Youtube

16 comentários:

  1. Nossa, Rosa, eu vim aqui de novo porque sempre encontro neste teu espaço palavras luminosas e reconfortantes e acabei encontrando a reprodução de um post do ABC! E você não imagina como hoje, exatamente agora, neste momento em que escrevo, estou tão precisada destas palavras... Sincronicidade junguiana, talvez... Tem horas que baixa um cansaço existencial... É uma luta desigual, promovida por um bando de covardes, que se escondem no anonimato. Não sei como terminará isto... Mas obrigada por me lembrar de que é preciso viver plenamente o momento que a Vida nos coloca. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nada a acrescentar, só: fugir não resolve nada, muito menos da vida!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Rosa,

    Esconder a cabeça na areia quando surge um problema, uma contrariedade, tal como faz a avestruz, não só não resolve nada como ainda complica mais.
    A vida, para ser realmente vivida plenamente, tem que o ser em todas as situações, sejam elas boas ou más.
    O problema é que a maioria das pessoas está "programada" só para a parte boa que a vida oferece, e...?
    E quando surge um problema a dificuldade em o aceitar e seguir em frente, é, muito, muito difícil.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Sonia Amorim

    Sincronia, sexto sentido, mensageiros de Deus, seja como for sei o que sentiu, pois isso acontece muito comigo. Quantas palavras já encontradas aqui me aliviaram de dores profundas da alma e da mente. O mais interessante é que foi com sua mensagem que guardei com todo carinho ´para o momento em que eu sentisse que seria necessário postar.
    Ajudou a ambas.
    Amiga, força...coragem...não desista, mas também tenha cuidado por favor! É um pedido de quem sabe em que país está vivendo.
    Beijos e muita paz!

    ResponderExcluir
  5. Jussara querida

    Com certeza fugir nunca resolveu e nem vai resolver problema de ninguém. É levantar a cabeça e encarar o que vier pela frente.
    Beijos amiga bibliotecomaníaca...kkkk

    ResponderExcluir
  6. Tereza

    Querida que saudades e me perdoe por que sei que estou em dívida com você, mas irei visitá-la.

    Amiga, você complementou exatamente o que o texto diz, mas infelizmente existem pessoas (e conheço) que só sabem lidar com o que a parte boa da vida só que não entendem que para colherem mais momentos bons terão que semear, tirar as ervas daninhas, cultivar para só depois colher os bons frutos.

    Beijos amiga querida

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo, Rosa.
    Pobres dos que não entendem que a vida é composta por inúmeros factores, que deve, tem que ser vivida tendo em conta essa realidade.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  8. Fugir nunca! Não faz meu género:)

    Acabaram as férias (snif) e voltou o trabalho (e a net...lol)

    Tudo de bom para ti. E mesmo assim é um desejo aquém:)

    ResponderExcluir
  9. Eu costumo dizer que o meu lema é pegar o touro pelos cornos...lol
    Nunca virar as costas a um problema por muito que às vezes me custe deparar-me com ele (pudera, o touro é de fugir...lol)! Sou das que gostam de "cortar" logo o mal pela raiz e se ele existe há que despachar o assunto e resolvê-lo...vai doer durante um tempo, mas se for protelado ainda será pior...
    bjs
    PS: a "nossa" M. já regressou..pelos vistos tb não foge e enfrenta as cascavéis todas...lololol

    ResponderExcluir
  10. Tereza
    Pobres porque ignorantes ou ingênuos. Não nos cabe julgar, mas é lamentável.

    Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  11. MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

    Aaaaaaiiiiiiiiiii que saudades!!!!!!

    Será que você tem noção da alegria e alívio que me dá ao te ver aqui.
    Se pudesses ouvir o grito que dei quando vi seu coment (que deixou até minhas filhas assustadas), talvez teria um grão de percepção do isso significou para mim. :) :) :)

    Ahhhh agora deixa eu xingar: sua bandida, desnaturada, sem coração...como pôde nos deixar assim tanto tempo sem notícias?????
    Sinceramente espero que tenha uma ótima desculpa para tal feito...rsrsrs :(

    Quando se tem filhos e você o perde por alguns segundos, minutos...o desespero é total. Quando o reencontra a primeira reação é de alegria, alívio, inexplicável a emoção. Mas, segundos depois você tem vontade de esganar o (a) peste e solta um rosário de sermões quando não uns safanões para nunca mais fazer isso.

    Pois então, é o que estou sentindo agora. Esse misto de alegria e vontade de lhe dar uns bons tapas no traseiro, contudo a alegria é muito maior...meu Deus como é bom reencontrar quem aprendemos a AMAR!

    Beijos sua desalmada :))))))))))))))

    ResponderExcluir
  12. Rosa, se for possível, peço que me envie novamente seu endereço eletrônico. Meses atrás você o enviou, mas não estou localizando... Grande e afetuoso abraço. Sonia escrevivendo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga, que saudades!
    Já estou de volta e espero que agora o tempo não me troque as voltas =P para poder acompanhar todas as suas palavras!
    Fiquei muito feliz por saber que pensa vir a Portugal!
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  14. lol

    Gosto de fazer gritar...lol

    A honra de te conhecer é (obviamente) minha. Não enganas ninguém:)

    Prepara-te que estou em aquecimento para o meu regresso...

    Um prazer:)

    ResponderExcluir
  15. Vim tentar outra vez....lol

    Abraço:)

    ResponderExcluir
  16. Creio, que viver é sempre enfrentar o momento presente, com as experiências adquiridas, para que o futuro seja melhor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...