"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

01/01/11 - BRASIL

A numerologia tem algumas teorias sobre a data 01/01/11 entre elas de que o ano neste caso "2011" se considerarmos apenas o algarismo do milhar nº2 temos que 2 dividido por ele mesmo também é 1, até aí, simples matemática, as demais ficam por conta das crenças nesse estudo.
Quanto ao significado dessa data para o Brasil temos já concretizado um fato que pretendo daqui há alguns anos contar aos meus netos e ainda aos meus alunos com muito orgulho o grande significado desse dia.
O dia em que um operário deixou o governo depois de 8 anos com 90% de aprovação dos brasileiros e deu posse a 1ª Mulher Presidente deste país.
Em descanso nesse dia, sem conexão com a internet e com uma péssima transmissão pelos canais abertos, ainda assim acompanhei cada detalhe, cada momento, cada imagem. Com emoção aflorada captei fotográficamente na memória tudo para a posterioridade e agora não poderia deixar de registrar em meu blog algumas dessas imagens.

A Transição da faixa Presidencial, símbolo mais marcante do governo presidencialista


O abraço como de pai para filha ou de consolo de filha para pai



A vitória misturada à emoção de dois símbolos deste país:


O homem simples, operário que depois de diversas derrotas eleitorais manipuladas conseguiu vencer sobre a já eminente falência de um partido retrógrado por duas eleições seguidas; que ousou calar a burguesia amedrontada pelo fantasma de uma nova revolução; que com seu carisma imbatível conquistou milhões de simpatizantes aqui e pelo mundo afora. O homem que teve sua capacidade de governar discutida por praticamente todos por não ter formação de ensino completa, que governou um país deste tamanho como há muito ou nunca se viu e, do início ao fim muito mais movido à emoção que pela razão, pela paixão de ser brasileiro, pelo amor ao seu povo, a sua terra. Que conquistou a popularidade internacional pelos atributos já citados e pela incansável busca pela Paz Mundial e um Planeta possível de sobrevivência.
E a Mulher que já precisou ser torturada,perseguida, presa, humilhada porque queria a liberdade do povo brasileiro na figura de uma jovem sonhadora, revolucionária que preferiu enfrentar os horrores da ditadura à fugir covardemente como alguns que se dizem até hoje homens.
Que ainda assim deu a volta por cima, foi à luta com trabalho munida de conhecimento e vontade para mostrar que apesar de mulher podia provar sua capacidade. Que embora pareça súbita, foi lentamente que chegou um dia de frente ao Homem simples e o conquistou pelas suas origens de luta, trabalho e amor ao Brasil; foi conquistando aos poucos os melhores postos de trabalho no governo do Homem simples até que não havia mais dúvidas: ela era a pessoa ideal para substituí-lo. Mas veio a doença, o câncer e superá-lo seria só mais um desafio em sua vida como na vida de milhões de mulheres e... o venceu.
Essa mulher que depois de ganhar a confiança inabalável do presidente mais popular que o Brasil já teve ainda tinha uma prova maior a enfrentar: a disputa da eleição mais parcial, mais suja, mais medíocre, inescrupulosa, caluniosa, que ocorreu nas eleições deste país. Mesmo assim e com uma mídia elitista golpeando-a a todo momento acreditou que era possível tornar mais esse sonho realidade. Atributo bem próprio das mulheres que é a fé e a esperança, mesmo e apesar do cansaço disfarçado na carcaça dura, quase severa de quem não desiste nunca. Por que a emoção gritava para o consciente: Vencer! Vencer por você, por seus filhos, por seu neto, por seus pais, por aqueles que morreram ao seu lado, pelo seu país...o grito não deixava de ecoar: você pode e vai Vencer!



O Homem simples: Luiz Inácio Lula da Silva deixa o governo após 8 anos com sua emoção natural, emoção quase que de um menino que nunca se envergonhou de chorar e com sua alma cravada no coração de 90% do povo brasileiro. Índice confirmado por novas pesquisas e com um detalhe: é a maior popularidade de um presidente na história do mundo



A Mulher: Dilma Rousseff discursa pela primeira vez como Presidenta do Brasil para uma multidão em frente ao Palácio do Planalto.



E ainda somos obrigados a ler lamentáveis notícias sobre o que foi dito na internet em especial pelo Twitter por, na maioria jovens, o ódio que aprenderam a destilar por pura ignorância do saber, por absoluta falta de formação de caráter no seio familiar, por uma alienação coletiva burra e preconceituosa que toma conta de uma, felizmente, pequena parcela de adolescentes que muito mal sabem se localizar no mapa geográgico quem dirá na história do Brasil e do Mundo.

Rosa Zamp - 03/01/11

2 comentários:

  1. Uma data histórica. Por mais que não ache que a Dilma esteja suficientemente preparada para essa missão, ela merece os parabéns pela conquista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa, que bom você de volta!!!
    Concordo com o Texto e admiro Dilma demais!!!
    No Blog Luz, no dia primeiro,fiz um poster sobre
    a Presidente Dilma Rousseff, dê uma lida!!

    Estou muito Feliz!!!Beijinhos!!!
    Muita LUZ!!

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...