"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

domingo, 6 de maio de 2012

Cumprindo agenda do curso e-Proinfo  (aprendendo...sempre...)


Navegando pela Wikipédia e pelo Wikcionário

            Wikipédia e Wikcionário  existem graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre.
            A Wikipédia é uma fonte que costumo sempre utilizar durante pesquisas na internet, mas ao realizar o solicitado nesta tarefa aprendi um pouco mais. Por exemplo a sua origem: Wikimedia Fondation que “é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, dedicada a incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngue e a disponibilizar ao público, integralmente, esses projetos baseados em wiki de forma totalmente livre. A Wikimedia Foundation opera alguns dos maiores projetos de referência editados colaborativamente em todo o mundo, incluindo a  Wikipedia, um dos 10 sites mais visitados no mundo.” Além da origem compreendi agora de forma mais clara de que não se trata de uma fonte segura e inquestionável, embora seja uma ótima fonte de informações.
             O Wikcionário já foi uma descoberta mais agradável. Mesmo já tendo visto algo sobre o site nunca naveguei o suficiente para perceber a grande ferramenta de trabalho que temos nas mãos para utilizar junto com os alunos. Gostei muito e colocarei em prática a exploração na sala de aula tão logo tenhamos nossos computadores da escola (re)ligados à Internet, o que espero que seja breve, pois, de que adianta todas formações, capacitações, se não podemos colocar nada em prática com os educandos.

Rosa Zamp

Fontes:
http://pt.wikipedia.org
              http://pt.wiktionary.org
              http://www.google.com.br/
              http://wikimediafoundation.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras são mais importantes que as minhas...