"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

domingo, 2 de outubro de 2011

Quem forma o povo?


"É revoltante ver professores sendo tratados como bandidos... É essa a maneira que a "justiça" trata aqueles que formam o futuro. Imagina uma criança assistindo TV e vendo aqueles policiais agredindo professores??? O que será que eles vão pensar??? É triste ver que nossa categoria, os professores que deveriam ser ilustres profissionais, sejam tratados como invasores dentro de uma sessão pública.... Todos podemos fazer parte das votações do parlamento.... porque foram impedidos de entrar??? E a democracia.... onde está? Hipocrisia pura isso sim... Isso porque nem vou comentar a respeito do salário, que é humilhante! Nós professores sabemos exatamente o nosso valor, não há salário que pague você ensinar uma criança a ser cidadão. As imagens que vi na TV me fizeram muito mal no dia de hoje... muito mesmo. Mas ao mesmo tempo, me deram convicção de que está tudo como o governo gosta, tudo como o governo quer.... E não estou falando de partido político não, porque partido político não é o governo. O governo é o capital... MARQUES (2008), diz que “O desenvolvimento da cidadania básica de um povo depende de processos educativos adequados dentre os quais o mais reconhecido é a universalização da educação básica.[...] a relação entre educação e democracia não é mecânica e automática, pois a democracia depende fundamentalmente de seu ator insubstituível: o cidadão organizado”. Se esse povo não sabe o poder que tem, talvez tenha sido furtado dele o direito de ser crítico, atuante e participativo na sociedade. Tudo isso, tem relação com a sua formação, e aí eu pergunto: Quem forma o povo??? " (J.N.C.)
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~
    Querida amiga e companheira de jornadas, de tudo o que mais me preocupa é exatamente o que disse sobre o que as crianças e jovens pensam ao assistir cenas como as que temos visto na grande e podre mídia. No mínimo e para a grande maioria, sem a formação familiar básica que está em extinção, devem pensar: "bom, se os policiais podem bater e atirar por que eu não posso?". É simples assim!
    Senso comum? Obviamente que sim, pois desde quando esse povo e as novas gerações serão formadas para o pensar reflexivo, crítico, se o que prevalece são os valores imorais e anti-éticos que a elite e a velha mídia impõe sobre a grande massa? 
    Se nós não mudarmos o nosso pensar e nossas ações, ninguém o fará por nós. (Rosa Zamp)




Obs: Os nomes dos autores de testemunhos dos dois últimos posts têm sido preservados por razões óbvias!

6 comentários:

  1. Rosa,
    importante desabafo, está é uma profissão que precisa urgentemente de valorização!
    bjs e boa semana
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Que triste que eu fico com estas injustiças...e por saber que esta profissão vai sendo cada vez mais maltratada.
    Tenho esperança na mudança e numa grande reviravolta!Temos de ter...

    Um beijo grande Rosa com muitas saudades!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era criança, a gente levava flor e maçã pra professora. Hoje tem aluno que entra com arma na mochila, faca... atira carteira em professora, parte pra cima... O mundo mudou muito. Quando eu era criança, se eu chegasse em casa reclamando da professora, minha mãe dizia: "Nada disso! Tem que respeitar a professora!" Hoje, se a criança chega em casa falando da professora, a mãe vai na porta da escola, ofender a professora ou até tentar agredir... A civilização avança tecnologicamente, mas anda pra trás em valores, ética... A péssima remuneração dos professores, o desprestígio da profissão, ajudam na sua desvalorização e desrespeito por parte do alunado, das instituições (polícia, por exemplo), da sociedade em geral... Só uma sociedade que cultive o "Ser" no lugar do "Ter" poderá mudar isso. E estamos dentro do sistema capitalista, onde o dinheiro, o carro novo, as roupas de grife... que muitos professores não podem ostentar, são o motor do sistema. Não sei a saída pra isso. É angustiante. Abraços e força aí.

    ResponderExcluir
  4. Zampinha :)
    essas e outras imagens nos invadem diariamente, infelizmente...mas respondendo à tua questão, julgo que quem forma o povo é o povo...a educação e a formação são valores "voltados" para dentro pois nascem de principios sustentados na dignidade humana...é para ser respeitado enquanto tal que o Homem se educa e se forma!!! É fundamental tb a educação no seio familiar...ensinar as nossas crianças (os filhos) a "lerem" criticamente essas mensagens...
    bjs amiga
    PS: o meu mail pode ir buscar ao meu perfil lá no blog. Agradeço a sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Acredita que compreendo a tua/vossa indignação. Alias parece que este é o último dos nosso direitos: o direito à indignação....

    Um abraço partilhado:)

    ResponderExcluir
  6. Rosa, colega e amiga,

    todos nós sabemos que quem deveria FORMAR o nosso povo, deveria ser a EDUCAÇÃO. No entanto, "isso", há muito, é "artigo de luxo" para os nossos governantes: para os Cid's Gomes, para a "presidenta"(sic!)...para os parlamentares e tai..., não há financiamento suficiente para tal...Mas a "PRESIDENTA"" que já foi "ESTUDANTA" e torturada (?), diz que o Brasil pode ajudar a UE ( União Europeia!) que está em crise. Falou isso lá na Bulgária...

    Seu desabafo é o meu, é o nosso...senti na pele, essa violência, aí mostrada.
    Tenho 3 rendas: de professora federal(aposentada);de prof. estadual (Ceará)(aposentada): e prof. municipal (Fortaleza)-na ativa...mas, mesmo assim, minha renda não é digna,para quem já dedicou + de 40 anos à Educação. Este é meu desabafo!

    Chega de enganação com Bolsa Família, há que ter financiamento MACIÇO à Educação Brasileira, aos PROFESSORES(AS), que são o ESTEIO dessa NAÇÃO. Temos que provocar uma MUDANÇA..URGENTE, nas próximas eleições. Precisa surgir: MUDANÇA JÁ! à moda das "DIRETAS JÁ"!

    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...