"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

domingo, 16 de outubro de 2011

15 de Outubro: dia do professor???


    O dia do professor é 15 de Outubro? E nos outros 364 dias do ano sou o quê?
    A interrogação é a mesma para o dia das mães, dos pais, das crianças, natal, mas existe uma vital diferença entre o dia do professor e essas outras datas: a exploração comercial. Com as demais datas o apelo comercial e seus resultados financeiros são fundamentais para o sistema capitalista. Pouco importa se você é mãe, pai ou criança o ano inteiro, o que conta são os milhões deixados em shoppings, nas grandes magazines, nos camelódromos.
   Entretanto o dia do Professor não dá rendimentos ao comércio, não gera lucros aos capitalistas e a cada ano a data passa mais despercebida. Até mesmo tem passado a perder sua função original de quando e por que foi criada.
   Então vem a angústia pelo esquecimento, pela desvalorização do papel daqueles que são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade organizada. As dores pelas quais passamos em nosso dia a dia, assim como as alegrias, o prazer maior do resultado de sua dedicação nos olhos e atitudes do seu aprendiz.
   Não quero ser uma incorrigível contestadora queixosa que vive a se lamentar pela profissão que tenho, afinal se sou professora o sou por que quero, por que amo dar aulas, por que sou apaixonada pela "arte de educar" e é esse amor que me move enquanto humana. E por ser humana é que "não sou perfeita. Não, não tenho uma missão divina. Não, não tenho paciência ou amor
ilimitado, nem a capacidade de nunca desanimar, ou cansar, ou perder a esperança. Sou apenas uma professora, sou apenas humana. Uma humana que gostaria que sua profissão fosse valorizada nos outros 364 dias do ano..." (C.A. M. S. via facebook).
   Por ser gente que ama as gente e ama o mundo como dizia nosso amado mestre P. Freire é que não posso parar de questionar, de me opor, de criticar e contestar o que me fere, o que me incomoda com justa causa. Não, não vou me calar nunca, não vou me aquietar, nem tão pouco deixar de reivindicar por justiça aos injustiçados de toda forma e categorias, entre eles o de ser professor nesta sociedade moderna.
   Sociedade moderna e tecnológica que só existe porque existiram e existem os professores. Assim como diz a música de Tânia Maya verdadeira e lindamente composta (vídeo abaixo), "Quem com pó de giz, um lápis e apagador deu o verbo a Vinícius? Machado de Assis , Drummond?", quem ou o quê seria os médicos, advogados, engenheiros e tantos outros profissionais se estes não tivessem passado pelas mãos de um professor?
   Quando me responderem de forma convicta, fundamentada a esta última questão talvez, sim...talvez, eu me quiete e não reclame tanto.

(Rosa Zamp)

O Professor ( Tânia Maya)


Quem com pó de giz
Um lápis e apagador
Deu o verbo a Vinícius?
Machado de Assis , Drummond?


Quem ensinou piano ao Tom?
Quem pôs um lápis de cor
Nos dedos de Portinari,
Picasso e Van Gogh?
Quem foi que deu asas a
Santos Dumont?


Crianças têm tantos dons
Só que as vezes, não sabem
Quantos só se descobrem
Porque o mestre enxergou
e incentivou...


É, só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dindi
Um país pra ensinar seus jovens.


Bem, para não dizer que só reclamo e eu própria não dou o devido valor ao meu trabalho e dos meus pares, deixo abaixo uma mensagem similar ao que penso e sinto.

     "As bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas...Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos.  
     Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também. Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar. 
     Homenagens, frases poéticas, certamente farão parte do seu dia a dia, e quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é e a importância daquilo do seu ofício. É por isto que você merece esta homenagem hoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz. Sei que às vezes a estrada é cheia de curvas, que sua profissão não é das mais fáceis e que o peso de ensinar pode até ser um fardo. Mas saiba que sua ocupação é valiosa e faz diferença para muita gente, inclusive para mim. 
     Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. 
      Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. 
    Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. Que esta data seja especial e cada vez mais com o passar dos anos, PARABÉNS Professores!!!"

                                                                                                                                 (desconheço a autoria)

Imagem: Google
Vídeo: Youtube

3 comentários:

  1. minha querida amiga Rosa:
    O dia em que o professor teria que ser todo o ano, como você diz, e no resto do ano, você já sabe o quanto esta tem sido a saúde e educação são todos os cortes baratos para o povo, mas eles vão encontrar aqueles políticos quando as eleições se, ele não vai votar neles para que eles não sabem o valor de um pente.
    Estou feliz que você esteja bem e toda a sua família, estão com pouca comunicação e querido amigo que não pode ser.
    Estou lhe enviando um abraço com todo o meu amor a partir de Barcelona, ​​Mari Trini

    ResponderExcluir
  2. Rosa, de qualquer forma Parabéns pela coragem de ser, continuar e gostar de ser professora.
    bjs e boa semana
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. amiga querida...te dejo mis mas sinceros deseos de éxito.... besos

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...