"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prenúncio de um novo mundo?

     Será que estamos diante do surgimento de uma nova era, de novos tempos, de uma nova sociedade mundial?
    Afinal, as pessoas estão de fato despertando de um longo e profundo sono hipnótico provocado pelos que se acham "donos do mundo"?
    As manifestações que tiveram início no Oriente, se estenderam para a Europa, América do Sul e enfim desabrocharam nos EUA serão o anúncio de mudanças significativas nos regimes e sistemas de governo?
    As perguntas são muitas, amplas, complexas e muitas poderão ser as respostas, entretanto, alguma certeza já se tem: a de que existe a formação de uma onda de mobilizações ao redor do mundo contra as falsas democracias, contra toda forma de opressão imposta pelo sistema capitalista vigente em crise que desencadeou nos últimos meses crescente desemprego; insatisfação com os sistemas financeiros, com os atuais políticos, com a falta de recursos para a sobrevivência e tantas outras reivindicações que estão sendo colocadas em pauta pela população em várias partes do mundo.
     Os constantes problemas enfrentados por países do Oriente e a séria crise econômica na Europa que culminaram em mobilizações populares intensas e de grande porte já eram bem vistos por todos que também discordam dos desmandos e truculências envolvidas em todos os casos. Porém, poucos acreditavam que a pequena "marola" se tornaria uma onda muito maior e atingisse dezenas de países, inclusive às Américas.
     Foi com grande surpresa que, timidamente, se espalhou a notícia de que a população dos EUA havia  também saído às ruas e ocuparam praças. Ora o povo americano sempre tão condizente com as normas e decisões tomadas pelos governos agora gritando em praça pública contra esses mesmos políticos, contra o desemprego, inflação, impostos. É mesmo razão para acreditar que algo novo está no "ar". Mesmo que ainda seja um movimento tímido é nítido que tomará corpo, que fará surgir novas e muito mais vozes nesse grito de indignação.
    No Brasil ainda que tenhamos, por enquanto, pouco respaldo das sérias crises econômicas até o momento, não deixamos de ter motivos de sobra para ir também às ruas para propagar  nossa indignação contra a corrupção desmedida, contra o descrédito que tomou conta do poder judiciário (aquele que sempre achamos estar ao nosso lado), e todas as esferas de poder na quais acreditamos estarem ilesas de vícios e/ou manchadas pela desonestidade que toma conta de grande parte dos políticos desta nação.
     Obviamente, porém lamentável, que os grandes meios de comunicação em massa não publiquem e nem toquem no assunto e quando o fazem é para se colocar contra os manifestantes chamando-os de baderneiros, vândalos. A velha e golpista mídia que temos não poderia mudar de repente de posição divulgando os fatos concretos e verdadeiros que vêm ocorrendo a nível mundial. Assim, escondem o quanto podem de forma vergonhosa, cúmplice, com ações parciais, tudo aquilo que deveriam noticiar de forma transparente.
     Contudo e como disse Fritjof Capra "Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente assim que o mundo mudou." E esta é uma verdade inquestionável. Resta saber se os movimentos ficarão mais encorpados a cada dia ou se deixarão enfraquecer pelas manipulações das oposições e grande (podre) mídia.
    Prefiro acreditar que sim, que teremos pela frente uma nova revolução mundial de valores, de poderes, de anti-manipulações em prol da transparência e a favor da VERDADEIRA E REAL DEMOCRACIA que os cidadãos do mundo merecem. Como já disse neste blog em postagens anteriores, prefiro ser "tola" em acreditar do que ser cética diante da capacidade do ser humano em reivindicar mudanças para o seu bem viver.
Parabéns a todos que de alguma forma participaram do movimento e continuam engajados na luta pelas mudanças necessárias, afinal, nada nem ninguém fará nada por nós se nós mesmos não o fizermos.
(Rosa Zamp)

"Detesto as vítimas quando elas respeitam seus carrascos" (Jean P. Sartre)

4 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, pelas reflexões, por ter articulado, amarrado informações e pontos de vista importantes. Estou muito confiante de que chegou a hora de mudar o mundo. As praças estão aí nos esperando. A tecnologia da comunicação está sendo aos poucos democratizada. Como poderíamos imaginar anos atrás que cada uma de nós pudesse ter um espaço e um meio de comunicação com o mundo como temos hoje? A hora é essa. Indignação não nos falta. Vamos em frente. Cidadania planetária mobilizada pela Revolução Mundial. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Querida Rosa, mais um texto que nos incita à reflexão...Infelizmente parece que toda a conjuntura vai de mal a pior, só nos resta a união mundial, para que todos possamos dar o grito da revolta e inverter a situação! A resignação é que nunca!
    Beijos e uma linda semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosa
    sua reflexão é minha também se me permites o plágio reflexivo :)
    Embora, por vezes também surja na minha mente que algumas dessas pessoas tenham outros intuitos que não a mudança efetiva para melhor....que se aproveitem destes movimentos para dar voz a lutas que não têm nada a ver com a ideia original...para favorecer lobbies particulares!!! Mas, para já acreditemos em alguma coisa...para variar!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Hoje minha visita é para anunciar
    uma novo circulo de minha vida.
    Continuarei com as homenagens
    que é a razão do blog (A VIAGEM)
    A imagem escolhida por mim no novo visual
    tem tudo a ver com o futuro, não só do blog,
    mas da surpresa que a qualquer
    momento será anuciada no blog.
    Hoje sou parte da vida de cada
    pessoa amiga e tão amada por mim,
    também sou membro do Clube dos Novos Autores.
    Com muita alegria convido você a paricitipar com
    todos nós do clube também.
    Minha Viagem prossegue amando e acarinhando todas
    minhas lindas amizades.

    Deixando um pedido muito importante para mim.
    Eu não estou deixando vocês ,
    E sim, entrarei na casa de cada um de vocês.
    Conto com o carinho de sempre em meu blog,

    Esteja comigo como sempre estiveram
    Deus estara com você e comigo.
    Segure nas mãos de Deus e na minha e vamos nessa
    Deus já abençoou.
    Com carinho.
    Um feliz final de semana beijos.
    Evanir

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...