"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cansaço? Desconhecemos esse direito.


Que pergunta idiota! Desde quando professor tem algum direito? Quem dirá o de sentir-se cansado, oprimido, ressentido, desiludido, agredidos, MORTOS!
Valha-nos Deus!
De onde retirarmos as forças que se esvaem?
De onde colher o fruto da esperança perdida?
Em que fonte está a cura para as feridas que nos causam?
Onde é o abrigo para nos protegermos das balas?
Em que labirinto foi que nos perdemos?
Qual é a saída do calabouço que nos lançaram?
Ah...AMOR ou DOR? O que nos resta?
Salário digno? Bah! Isso é passado, agora a luta é pela VIDA!
Cansaço? Não, não temos esse direito também!
(Rosa Zamp)




Depoimento de colegas de trabalho:

"Acabei de ler uma noticia no jornal que me deixou revoltada!!!! O menino que atirou contra a professora queria dar um susto nela!!! Como assim???? UM SUSTO. Ah, tenha a santa paciência. Onde estão as brincadeiras do BOO e onde foi que esse menino aprendeu a dar um susto assim... 
SOCIEDADE BRASILEIRA, PROFESSOR NÃO É ESGOTO, PROFESSOR NÃO È LIXEIRA! 
Daqui a pouco a culpa vai acabar sendo da coitada da professora. 
Qual foi a base familiar desse menino?????
DEUS PROTEJA OS PROFESSORES QUE GANHAM UMA MISÉRIA E NUNCA SABEM SE SAIRÃO VIVOS DE DENTRO DA SALA DE AULA... Ah e para aqueles que são do contra e adoram arrumar justificativas, eu os convido a lecionar uma semana em uma escola publica, onde não há recursos, materiais apropriados e 40 alunos com energia de sobra e educação de menos." (V.W.B.)


"Nosso Ministro da Educação quer ampliar de 200 para 220 os dias letivos (4 semanas a mais) na Educação Básica.
Sr. Ministro da Educação, nós, professores, convidamos-lhe a passar apenas uma semana na sala de aula da Educação Básica, tanto na escola pública, quanto na escola particular, fazendo as ações inerentes a esta profissão (planejamento; correções; acompanhamentos; relatórios; atendimento aos pais; mediação em sala; etc...) para que sinta o quanto o trabalho do professor é INTENSO.
Na época em que o Ministro foi aluno as férias eram de 3 meses, havia menos alunos por turma, os professores eram respeitados, as famílias mais estruturadas e com mais tempo para os filhos. Hoje o contexto e a demanda são outras, o que justifica uma carga horária mais HUMANA.
Sugiro que o Ministro pense em AÇÕES PÚBLICAS que favoreçam verdadeiramente as crianças (lazer, saúde, alimentação, trabalho e moradia digna para os pais, etc...) porque não se aprende e se torna cidadão apenas pela ação da ESCOLA E DO PROFESSOR. Será trabalhoso demais SR. MINISTRO?
Sugiro, ainda, que o MINISTRO pense em como oferecer boas condições de trabalho e remuneração aos professores que estão a cada dia mais sobrecarregados e com péssima qualidade de vida. Ou a intenção é ACABAR com esta profissão? Se VOCÊ prefere uma ESCOLA DE QUALIDADE diga NÃO ao MINISTRO. Mas, se você acha que ESCOLA é DEPÓSITO de crianças diga SIM ao MINISTRO. Eu digo NÃO!!!.. e muitos NAO..." (L.P.)


Apenas desabafos...por enquanto...





Imagem: google
Video: youtube

3 comentários:

  1. Bom dia, querida amiga. Nem sei o que te dizer. Não sei se te serve de consolo. Mas sei que o mundo está muito conturbado. Não são "só" alunos que ofendem, maltratam, agridem e assassinam professores. Isto está acontecendo dentro de famílias. Nas nossas casas. Em nossas ruas. Sobrinhos e por vezes filhos (ex. Suzane von Richthofen) violentando tios, pais... O descalabro é total. Queria dizer algo que pudesse te fortalecer, ser um amparo... Mas certamente soaria falso. O que te digo é que não se afaste daquilo que te preenche e alimenta: família, amigos, leituras, música, blog... Se proteja, pelo menos em parte, colocando tua mente e teu coração nas coisas e pessoas que verdadeiramente valham a pena. Perdoe se estou sendo ingênua ou óbvia... Fique em paz. Muita força. Grande e carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom olhos te vejam (os meus!!!).


    Cansaço pega-se? lol A vida de professor é...é...uma missão...Muitos dirão que todas as profissões o são...Compreendo-os. E desculpo-os:)


    Descansa e vive:)

    ResponderExcluir
  3. É triste, muito triste. Precisa-se urgentemente um resgate familiar para que as crianças aprendam a respeitar e a viver bem em sociedade.

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...