"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

domingo, 22 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel se torna porta voz de todos os professores do Brasil!


Parabéns Professora Amanda e muito obrigada por ser a porta-voz de todos os professores deste país.
Mas, enquanto a categoria profissional de Educadores continuar na passividade, na "rabeira" de alguns poucos que não se calam continuaremos a sofrer com todos os problemas que envolvem a Educação no Brasil. Mudanças só ocorrem quando todos se conscientizam da necessidade de unir forças e buscar juntos as transformações necessárias.
Aqui neste país quando o assunto não é motivo de preocupação dos governantes e políticos o tema fica para ser discutido a longo prazo e como você bem disse as nossas necessidades são imediatas. Nossa necessidade de se alimentar, de pagar as dívidas, de sustentar nossos filhos, de se locomover, enfim de sobrevivência são necessidades de prazo curtíssimo, é pra já.
Não dá mais para esperar pelas tais "décadas da educação", isso deliberadamente é discurso dos que não querem a educação como alavanca das transformações fundamentais para o nosso país. (Rosa Zamp)

Segue abaixo entrevista com a Professora e o jornal O Globo.

'Todos sabem como é a rotina de um professor', diz professora Amanda Gurgel

por: Paulo Francisco

A senhora esperava toda essa repercussão, no YouTube, com seu depoimento sobre a situação da educação?

AMANDA GURGEL DE FREITAS: Nunca. Eu jamais imaginei que uma situação, que para mim é tão corriqueira e tão óbvia para todo mundo, pudesse ter uma abrangência tão grande. Não tem quem não veja como é a rotina de um professor.

O que a senhora acha que está faltando para mudar a situação do professor?

AMANDA: Posso falar sinceramente: vergonha. Esse caos que existe na educação não é um caos desorganizado, entre aspas, é um caos preparado, existe uma intenção para que a educação funcione desse jeito, para que os filhos da classe trabalhadora jamais atinjam altos níveis de cultura, para que no máximo eles aprendam um ofício.

A senhora hoje tem dois empregos, acorda às 5h da manha e passa o dia todo trabalhando. Como é a vida de um professor sem condições até de se qualificar, de ler? Como faz para se atualizar?

AMANDA: Olha, é muito difícil. Para qualquer professor, isso é muito difícil. Então, na nossa categoria, até é importante tocar nesse ponto, nós vivemos uma certa crise de identidade, porque enquanto a nossa atividade sempre foi considerada intelectual, e ainda hoje leva esse nome de uma atividade intelectual, de formadores de opinião, a verdade é que nós estamos passando por um processo de proletarização, que está se acentuando a cada dia. E a nossa atividade é principalmente manter o aluno em sala de aula, independente de qualquer coisa. Por isso que muitas vezes as pessoas confundem os responsáveis pelo caos e acham que a greve atrapalha os alunos. Na verdade, a greve não atrapalha, justamente por isso, se nós não estivéssemos em greve não teríamos a oportunidade de falar sobre a educação nesse momento, porque estariam todos os alunos dentro da sala de aula controlados pelos professores, que não estariam em condições de ter uma atividade digna, de exercer a atividade docente decentemente, porque as salas são superlotadas, porque as salas são quentes aqui na nossa cidade, porque os professores não têm condições de se atualizarem. Infelizmente, não é dada essa oportunidade para os professores.

A senhora disse que o professor sofre muito de doenças psicossomáticas. A senhora já teve depressão. Como é a saúde dos professores?

AMANDA: Os professores são submetidos a uma jornada de trabalho que é extenuante, sem ter condições de trabalho dígnas. Frequentemente desenvolvem doenças relacionadas à atividade profissional e, em troca, recebem por parte dos governos mais uma forma de opressão, que é impedí-los de darem entrada em licenças médicas ou em readaptação de função. Recentemente, em um consultório, um médico disse que não poderia fornecer um laudo para encaminhar um paciente a uma junta médica porque hoje em dia professor e policial são todos assim, querem ganhar dinheiro sem trabalhar. Dentro do consultório médico ele defendeu a política do governo do estado, dizendo que o governo está muito certo mesmo. Independente do seu estado de saúde, o professor tem mais é que estar em sala de aula. Isso só reforça essa ideia que para o governo educação de qualidade é aluno controlado dentro de sala de aula, independente da condição dessa aula e das condições de saúde do trabalhador.

Depois do sucesso na internet, a senhora pretende se candidatar a algum cargo político?

AMANDA: Nunca pensei sobre isso, não pretendo no momento. Talvez as pessoas possam achar que eu fiz isso por interesse. Mas minha militância é pelas demandas da nossa categoria e não gostaria que fossem confundidas com as do partido. Não tenho pretensão política governamental, mas faço política no meu dia a dia. As pessoas que me conhecem sabem de minha atuação. Talvez em outros momentos a conjuntura possa me levar para outros rumos.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/20/todos-sabem-como-a-rotina-de-um-professor-diz-professora-amanda-gurgel-924500918.asp#ixzz1N7wAo4V0
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=aC3u_hxa4JQ&feature=share

8 comentários:

  1. Eu já tinha visto, achei admirável o discurso dela.
    É importante divulgar quem sabe alguém se mexe.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi muito bem colocado as situações que nós professores passamos e o caos que se encontra a educação. Já está na hora de revertermos essa situação.

    Beijo grande em seu coração Rosa!

    Verinha

    ResponderExcluir
  3. É de louvar quem dá a cara e luta por toda uma classe como a dos professores! Espero que seja um incentivo à mudança!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. A união (que não corporativa) é fundamental. Não para os professores. Para a educação.

    Parece-me muito bem escolhida a professora. O exemplo e o que ela diz só pode ter impacto:)

    De vós depende o futuro!!!

    Força!

    ResponderExcluir
  5. Palavras vagabundas
    É o que pretendo na minha luta diária de conscientização.
    Bjs Jussara, senti sua falta por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Verinha
    só depende de nós, da união de todos educadores que sem a qual nada será mudado.
    Bjs querida.

    ResponderExcluir
  7. Maris
    Sim é lovável, mas não importa em resultados enquanto forem vozes isoladas.
    Obrigada pela força querida
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. M.
    A união de vozes, de forças em busca de melhorias de vida para qualquer cidadão no mundo é fundamental. Meus olhos e coração se enchem de motivação quando vejo que muitos países estão em busca de condições sociais e políticas melhores, no entanto aqui a coisa é diferente.
    O brasileiro é um cidadão muito ingênuo e mal formado politicamente, por isso é tão facilmente manipulado.
    Somos um país "novo", um dia o povo aprende (é a minha esperança).
    Obrigada pela força que sempre deixas por aqui.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...