"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

domingo, 7 de novembro de 2010

Vídeo: O Poder da Visão - as transformações do mundo, da vida...

Muito mais que palavras é preciso ação e que esta seja movida à emoção!
As imagens, o texto, as músicas formam um conjunto harmonioso e emocionante. Sim, desperta muito a emoção, às vezes, adormecida de tanto ouvir que se tem de pensar e agir com a "razão". Mas razão de quê? Pra quê? Para quem? Será que o universo surgiu a partir da "razão"? É só de razão que se fez/se faz todas as transformações da sociedade atual? É apenas ela que nos move diante de um intensa alegria ou de uma lágrima doída no olhar de uma criança? Se a "razão" for a senhora a ser obedecida, serei uma eterna desobediente! Rosa Zamp
.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.
Na última passagem pelo Brasil, Antonio Nóvoa usou em sua palestra uma bonita reflexão que é esta, de George Steiner, em que se refere ao nazismo:

"Por que razão as humanidades, por que razão a ciência, a arte, a literatura não nos deram nenhuma proteção diante do desumano? Por que podemos tocar Schubert à noite e cump...rir o 'dever', no dia seguinte, matando no campo de concentração? Nem as grandes obras, nem a música, nem a arte, puderam impedir a barbárie total. Como era possível tocar Debussy, escutando os gritos daqueles que passavam pelas cercas de Munique a caminho dos campos de morte da Dachau?"

E Nóvoa arrisca a sua hipótese:
- Porque faltou um conhecimento contextualizado sobre si mesmo.
- Porque faltou uma reflexão de si mesmo com o outro e pelo outro.
E completa: Formar é criar as condições para que o outro se faça obra de si mesmo.

Acho que ele tem razão...(compartilhado no Facebook por Rosaura Soligo um dia depois do que escrevi e ela não conhecia meu blog...)

Um comentário:

  1. Rosa,
    Seu blog está muito bacana!
    Espero que continue alimentando-o com bons frutos.
    um grande abraço
    Rosaura Soligo
    http://chiarosscuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...