"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O computador na sala de aula - problemas a serem superados nas escolas

Secretaria da Educação - TV Multimídia - Sons e Videos

2 comentários:

  1. Este áudio trata da forma como a maioria das escolas e docentes têm utilizado ou não os computadores nas escolas. Problema real, que observamos no dia a dia das escolas e que precisa ser superado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosa,

    Legal vc ter escolhido este trecho de artigo sobre o uso do computador, pois eu também percebo que, apesar de termos computadores nas escolas, alguns de meus colegas ficam receosos de usar, pois não sabem como fazer. Dizem, e até concordo com eles, que a Secretaria da Educação deveria proporcionar junto às reuniões de hora-atividade pedagógicas um momento para orientação sobre o uso deste recurso.

    Acredito que essa preparação dos professores para o uso do computador, até para aqueles que já o utilizam no seu dia-a-dia seja muito importante uma vez que as atividades voltadas aos alunos necessitam de direcionamento pedagógico, de técnicas capazes de fazer com o professor possa usar o recurso da melhor forma dentro do melhor tempo, cobrindo conteúdos do planejamento e dando tempo dos alunos irem além. Para que isso aconteça claro que é necessária a prévia adequação do espaço e desses momentos pelo professor da sala.

    Eu, particularmente, gostaria muito de também contar com um monitor de apoio (da área da informática, obviamente) junto comigo enquanto uso os computadores com os alunos. Seria uma mão na roda, pois sou ativa durante a aula e gosto de discutir e aprofundar temas que, infelizmente, com muitos alunos que nunca tocaram em um computador e sozinha não consigo executar na sala de informática.

    Bem, não sei o que pensa, podemos conversar melhor sobre esse recurso nos próximos encontros da aula.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...