"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

domingo, 14 de outubro de 2012

Professor??? SIM!!! E a história não muda...

(Re) postagem
Sai  ano, entra  ano e a história não muda...então não há motivo para novas palavras...seguem as velhas...


15 de Outubro: dia do professor???

     O dia do professor é 15 de Outubro? E nos outros 364 dias do ano sou o quê?
     A interrogação é a mesma para o dia das mães, dos pais, das crianças, natal, mas existe uma vital diferença entre o dia do professor e essas outras datas: a exploração comercial. Com as demais datas o apelo comercial e seus resultados financeiros são fundamentais para o sistema capitalista. Pouco importa se você é mãe, pai ou criança o ano inteiro, o que conta são os milhões deixados em shoppings, nas grandes magazines, nos camelódromos.
     Entretanto o dia do Professor não dá rendimentos ao comércio, não gera lucros aos capitalistas e a cada ano a data passa mais despercebida. Até mesmo tem passado a perder sua função original de quando e por que foi criada.
     Então vem a angústia pelo esquecimento, pela desvalorização do papel daqueles que são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade organizada. As dores pelas quais passamos em nosso dia a dia, assim como as alegrias, o prazer maior do resultado de sua dedicação nos olhos e atitudes do seu aprendiz.
     Não quero ser uma incorrigível contestadora queixosa que vive a se lamentar pela profissão que tenho, afinal se sou professora o sou por que quero, por que amo dar aulas, por que sou apaixonada pela "arte de educar" e é esse amor que me move enquanto humana. E por ser humana é que não sou perfeita. Não, não tenho uma missão divina. Não, não tenho paciência ou amor ilimitado, nem a capacidade de nunca desanimar, ou cansar, ou perder a esperança. Sou apenas uma professora, sou apenas humana. Uma humana que gostaria que sua profissão fosse valorizada nos outros 364 dias do ano.
     Por ser gente que ama as gente e ama o mundo como dizia nosso amado mestre P. Freire é que não posso parar de questionar, de me opor, de criticar e contestar o que me fere, o que me incomoda com justa causa. Não, não vou me calar nunca, não vou me aquietar, nem tão pouco deixar de reivindicar por justiça aos injustiçados de toda forma e categorias, entre eles o de ser professor nesta sociedade moderna.
     Sociedade moderna e tecnológica que só existe porque existiram e existem os professores. Assim como diz a música de Tânia Maya verdadeira e lindamente composta (vídeo abaixo), "Quem com pó de giz, um lápis e apagador deu o verbo a Vinícius? Machado de Assis , Drummond?", quem ou o quê seria os médicos, advogados, engenheiros e tantos outros profissionais se estes não tivessem passado pelas mãos de um professor?
     Quando me responderem de forma convicta, fundamentada a esta última questão talvez, sim...talvez, eu me quiete e não reclame tanto.
(Rosa  Zamp)




     Bem, para não dizer que só reclamo e eu própria não dou o devido valor ao meu trabalho e dos meus pares, deixo abaixo uma mensagem similar ao que penso e sinto.

     "As bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas...Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos.
      Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também. Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar.
     Homenagens, frases poéticas, certamente farão parte do seu dia a dia, e quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é e a importância daquilo do seu ofício. É por isto que você merece esta homenagem hoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz. Sei que às vezes a estrada é cheia de curvas, que sua profissão não é das mais fáceis e que o peso de ensinar pode até ser um fardo. Mas saiba que sua ocupação é valiosa e faz diferença para muita gente, inclusive para mim.
     Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados.
     Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.
     Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. Que esta data seja especial e cada vez mais com o passar dos anos, PARABÉNS Professores!!!"

(desconheço a autoria)
Postado neste blog em 16/10/2011

PALAVRAS NOVAS...seguem :
(Excelente texto do blog http://nepfhe-educacaoeviolencia.blogspot.com.br)

http://nepfhe-educacaoeviolencia.blogspot.com.br/2012/10/educacao-e-desmotivacao.html

Feliz dia do Professor....apesar de tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras são mais importantes que as minhas...