"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A verdade e a mentira



Diante de tudo que se tem presenciado no mundo político sujo, das farsas, dos acordos, das trocas de favores, articulações, manobras, dissimulações, mais especificamente hoje, pelo o que está se passando com Campinas, minha cidade querida, não poderia deixar de compartilhar meu repúdio à mentira. Mentiras sórdidas para manutenção do Poder a qualquer preço.
Como bem disse minha amiga Sonia Amorim em seu blog que trata da verdade e da cidadania  "Corrupção nos três poderes da República e nos três níveis de governo. Isso não é novidade pra nenhum de nós, cidadãs e cidadãos brasileiros. E a mentira está intimamente ligada à corrupção. Faces da mesma moeda, talvez...
Corruptos, corrompidos e corruptores são mentirosos, ardilosos e em grande parte PSICOPATAS. Tumores malignos no tecido social..."  Eu só acrescento para que fique claro que falo de Governo Federal, estaduais e municipais e não só deste País. Para não me estender mais e acabar por falar "demais" trouxe para reflexão dos meus amigos dois textos. Abaixo segue uma crônica interessante da jornalista Diléa Frate  e em seguida o texto retirado do blog da Sonia Amorim de autoria de Marcelo Barros "Porque os grandes do mundo mentem"
Acredito que cada vez mais precisamos despertar do profundo sono a que nos induziram durante todos estes anos. Sair da condição de adormecidos para de estarrecidos com a sujeira toda a que nos submeteram. Pegar cada um seus apetrechos de faxina e iniciarmos a limpeza necessária, pois, não é possível aceitar, nos permitir conviver com tanta imundice. (Rosa Zamp)

"A verdade e a mentira
(Diléa Frate)
A verdade marcou um encontro com a mentira. A verdade chegou na hora, pontual e certa. A 
mentira chegou atrasada, e se justificou: "Minhas pernas são curtas e bambas. Mas não conte a 
ninguém". A verdade nada disse. Apenas sorriu. 
A mentira prosseguiu: "O que você quer de mim? Eu sou bonita, você é feia, eu sou jovem, você 
é velha, eu sou extrovertida, você é tímida, eu sou agradável, você, desagradável, eu sou, enfim, aquilo que as pessoas querem. Posso ser qualquer coisa,  estar em qualquer lugar, posso fazer tudo o que quero, e, francamente, não vejo o porquê de estar aqui, nesse momento, perdendo o meu tempo com alguém que não é bem aceita em todos os lugares. O que você quer de mim, afinal?", disse a mentira com a voz ligeiramente esganiçada. 
A verdade, com voz límpida e cristalina, respondeu apenas: "Quero lhe dizer que, apesar de sua 
beleza e formosura, eles querem a mim. As pessoas buscam a mim, mesmo quando encontram você". 
Na hora de ir embora, sempre apressada, a mentira botou o casaco da verdade e saiu correndo. A 
verdade, para não passar frio, botou a roupa da mentira. E todo mundo achou que a verdade era a 
mentira e a mentira era a verdade. Mas foi só por  um tempo: logo o vento forte soprou revelando as 
pernas curtas e bambas da mentira disfarçada."




O artigo abaixo fala do livro que trata da questão mentira na política. 
Buscado no blog: http://abraabocacidadao.blogspot.com da querida Sonia Amorim
PORQUE OS GRANDES DO MUNDO MENTEM

Marcelo Barros*
É o título de um livro (Why Leaders Lie) que acaba de ser publicado por John Mearsheiner, professor de Ciências Políticas na Universidade de Chicago (Internazionale, 27/5/2011, p. 5). O livro elenca mentiras graves proclamadas por Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos (“Sabemos onde estão as armas de destruição em massa.”), do premier italiano Sílvio Berlusconi (“A esquerda italiana quer transformar nossas cidades em acampamentos de ciganos, invadidas por estrangeiros.”) e por presidentes de vários países democráticos. Aliás, segundo o professor, os governos de países ditos democráticos mentem mais, já que os ditadores não precisam mentir. Não dependem do consenso de seus cidadãos.
As mentiras dos poderosos são de vários tipos. Há as de caráter pessoal, como quando depois de eleitos, os políticos esquecem ou negam promessas de campanha. Há mentiras de conteúdo econômico. E há as que justificam ou provocam guerras, massacres de povos inteiros e lançam países em aventuras inconcebíveis e inconsequentes, como fez George Bush e agora fazem os governos que coordenam ações militares na Líbia e em outros países. Um bispo católico de Trípoli declarou: “As tropas da Otan estão jogando bombas sobre alvos civis, destroem hospitais e tornam nossa vida insuportável. Eram aliados de Gadafi até poucos meses. Agora apoiam os rebeldes para garantir a continuidade dos seus interesses nos poços de petróleo e minérios do país”. Nos Estados Unidos, Nethanhyahu, primeiro-ministro de Israel, declarou que é a favor da paz no Oriente Médio, mas, ao mesmo tempo, deixou claro que é contrário a um Estado palestino. O que está por trás desta mentira é: “precisamos vender as armas que fabricamos e não temos contra quem usá-las a não ser contra os palestinos. Por isso, continuaremos a guerra”.
No Brasil, entre outros políticos processados, um vice-prefeito foi preso e um ex-ministro do governo está sob investigações, acusados de corrupção econômica. Como outros povos do mundo, os brasileiros estão cada dia mais preocupados com a corrupção que mina nossas instituições sociais e políticas. Por outro lado, a imprensa e os partidos de direita que não se incomodavam muito quando a corrupção era praticada por seus aliados, agora aproveitam qualquer chance para atacar o governo. Nos anos 1990, a propaganda oficial era que um remédio contra a corrupção era privatizar as empresas estatais. Privatizaram tudo o que foi possível e a corrupção continua inabalável. Nos anos mais recentes, a imprensa tem denunciado sinais de corrupção, até quando não pode prová-la. A Polícia Federal atua mais fortemente do que antes. Políticos que antes nunca foram incomodados estão indo para a cadeia e respondem a processos. Mesmo assim, a corrupção continua. Os meios de comunicação e a sociedade em geral veem a corrupção como uma falha moral de alguns políticos. Não percebem que, no sistema vigente no Brasil e na sociedade dominante, a corrupção é um problema em primeiro lugar político e estrutural. É mais um sintoma de doença do que uma doença em si mesma. Não adianta combater a corrupção apenas como uma falha moral de alguns políticos e não buscar as causas estruturais. É preciso perceber que sem uma transformação no sistema social e econômico que provoca isso, nunca se resolverá esta epidemia. Um sistema econômico que mantém desigualdades tão terríveis como no Brasil não pode ser isento de corrupção. A corrupção não é apenas o roubo e a riqueza obtida de forma claramente desonesta. O lucro exorbitante dos grandes bancos, contra os quais ninguém protesta, é uma forma de corrupção do poder. Um político eleito para um tipo de programa de governo, que trai seus eleitores e realiza uma gestão contrária àquela para a qual foi eleito, comete uma corrupção política.
Para destruir uma praga, é preciso remover as raízes do problema. Só venceremos profundamente a corrupção quando conseguirmos, a partir das bases, organizar uma sociedade participativa que não apenas eleja governos, mas os controle e tenha o poder de, a todo momento, confirmar ou destituir os seus representantes legais. Em outros lugares do mundo isto está começando a se fazer. Os poderosos que mentem e defendem injustiças estruturais que se cuidem.


* Marcelo Barros é monge beneditino e escritor.


imagem: google

Se leu até aqui, meus parabéns ou meus pêsames, pois deve estar tão saturado quanto eu. Beijos amigo(a)s!

37 comentários:

  1. Ahora te falta el Sol...Muchas Gracias ROSA.
    Tu amiga Mari Trini, Besos y abrazos.

    ResponderExcluir
  2. Los políticos todos los del mundo mienten...

    ResponderExcluir
  3. Ufa...Entre duas fatias de bolo e uma soprar de velas...li...

    Odeio a mentira (verdade!). Seja ela pequena ou grande. Não gosto nem como estratégia nem como finalidade.

    Os políticos mentem porque o permitimos. Poucos elegeriam um político que apenas prometesse a verdade...Sendo assim...Não nos podemos queixar...

    OK, tu podes...:)

    ResponderExcluir
  4. Palavramiga

    Palavras? Verdade? Mentira? Palavras? Só?

    Se todos nós mentimos (ou quase, quase, quase...) por que bulas não haveriam de mentir os políticos? Estou de acordo com a Emepontamiga: eles mentem porque nós deixamos que o façam. É uma ganda merda, éoké

    Qjs

    ResponderExcluir
  5. M.
    Ahhh quer dizer que és teu aniversário???

    Quantas velinhas soprastes???

    Conta só pra mim...

    E não vale MENTIR...não neste post né!

    Parabéns querida criatura, não consigo mais viver sem ti. Te desejo toda felicidade, saúde, paz, um lindo amor... e tudo de bom, pois merece.
    Beijossssss com gostinho de bolo

    ResponderExcluir
  6. Trinidad
    Sim amiga, me falta o sol em momentos de raiva e indignação, mas sua presença me enche de luz!

    Não consigo aceitar ter de viver com políticos mentirosos...jamais vou aceitar.

    Grande beijo querida amiga de sempre...

    ResponderExcluir
  7. Antes um brinde;( Não gosto de bolos...)


    Não te mentirei. Nem ouso:)

    Quando vieres à Portugal depois digo-te:)

    Trata do avião que eu trato da dormida (expulsamos a CF ou a Teresa das respectivas casas...lol)

    ResponderExcluir
  8. Henrique Antunes

    Nossa! Que honra tê-lo por aqui neste humilde mundinho de palavras "pequenas", porém, verdadeiras!

    Concordo contigo em partes, pois, tomando como referência nossa Emepontamiga também não suporto mentiras. A mentira só destrói, nada se constrói
    sobre ela.

    Mas do contexto que tratamos tenho de afinar contigo...é uma merda mesmo.
    Resta uma pergunta: até quando ficaremos imersos nesse excremento?

    Qjs para ti também!

    ResponderExcluir
  9. M.inha aniversariante

    Sabia que escorregaria entre os dedos feito sabonete...rsrsr

    Pois, espere por que já estou a tratar da viagem e não me escaparás. Trate da dormida na tua casa também...faço questão!
    Sabes que não é de bom tom negar hospitalidade a um visitante:)

    Como estou a tomar um aperitivo...um brinde então ao teus anos(???)

    Beijossss

    ResponderExcluir
  10. Podes dizer anos. É mais que um:)


    Serás bem recebida.

    Não garanto é que o meu cão o faça...Tem cá uma personalidade...lol

    ResponderExcluir
  11. Faz muito tempo que não voto para eleger, meu voto é para impedir que entre. Gosto de denominá-lo "Voto Bota Fora".
    Infelizmente a mentira não vem sozinha, seria fácil perceber, ela vem acompanhada de manipulações através das mídias e muitos milhões de dólares para transformá-la em verdade.
    Desde Monteiro lobato e sempre surge a campanha “ O petróleo é nosso “ O petróleo é nosso ou não?

    ResponderExcluir
  12. Amiga
    Por vezes a mentira é tõa verdadeira que deixa de ser mentira... não é por acaso que esta está acoplada ao politico! Em Portugal diz-se algo assim: se fores bom politico então é porque mentes bem!!! Esta é um a verdade irrevogável...lol
    Mas isto daria muito pano para mangas...e por falar em mangas!!! Amiga, podes vir a portugal à vontade que ficamos juntas em casa de M.
    li atrás que M. me vai expulsar a mim de mimha casa...pressuponho que seja para dar-me guarida!!! lolol
    Não concordas? Estamos combinadas...ainda fazemos uma "festa pijama" junto com M....
    Não sei qoe ue será ...muitas Mulheres e o cão de M. a coisa vai ferver!!! lololololol
    Não sei se pelo cão ou por....:) :)
    bjs e tb já levei o teu selo para a minha casa...assim vens para a diercção correcta...lol

    ResponderExcluir
  13. Desculpa os erros ortográficos..é o sono!!!
    os outros erros são para manter...lolol
    esqueci dos bjs
    Muitos :)
    Ah, é verdade aproveito para dar os parabéns a M tb aqui no teu blogue (se não te importas)
    Não deixa de ser uma "figura" (M. eu sei que preferias que dissesse figurão...lolol)
    bjs a ambos (M. e Rosa)

    ResponderExcluir
  14. M.
    Certamente é mais que um...dezenas...talvez, não me ligo em idade.

    Cães e gatos não me assustam...mas outras coisas... LOL

    Aos poucos vamos acertando os detalhes:)

    Bjsss

    ResponderExcluir
  15. Parafraseando Saramago "a política é a arte de não se dizer a verdade"...

    Salut

    ResponderExcluir
  16. Jader
    Votar??? Está aí um "direito" que também nos "roubaram". Sou do mesmo grupo que você.

    O que me pergunto é: até quando vamos ter que suportar isso e todo o pior que vem pela frente?
    Não sou pessimista...lhe garanto.
    Como podemos reverter? Somos minorias, não temos a mídia nem muito menos milhões de dólares.

    Petróleo nosso? E o Brasil é nosso???

    ResponderExcluir
  17. CF.
    Mentira = político...político = mentira? E aí fica assim? Em todos os coments sinto um certo conformismo como se isso se tratasse de um raciocínio lógico matemático inquestionável, definitivo.
    Não consigo aceitar assim, será que eu sou a anormal??? :(
    Como disse isso dá panos e panos para muitas mangas. Que respondo abaixo!

    ResponderExcluir
  18. CF
    |o|o|o|o|o|
    Célia era só sono mesmo? |o|
    A idéia da festa do pijama é boa, mas...seu sono e seus "erros ortográficos" me deixaram com umas pulguinhas atrás das orelhas. Por isso repito o que disse pra M...o cão é o que menos me preocupa |o|o|o|
    De qualquer forma estamos combinadas sim.
    Sinta-se a vontade para falar com M. por aqui, totalmente a vontade:)) A casa é de vocês :)
    Até porque essa "figura" nos persegue em todos os blogs mesmo:)
    Precisava ter visto as cenas de ciúmes no blog da Tereza...roubou a cena é claro.

    Querida amiga também preciso dormir antes que...
    Beijos, durma muito bem tá! Bjsssss

    PS: você já tinha me mandado bjs no 1º coment.:)

    ResponderExcluir
  19. Provos Brasil

    Muito bem vindo a este singelo espaço. Foi uma surpresa de fim de noite muito agradável.

    José Saramago...grande sábio! Quem sou eu para questioná-lo, ao contrário admiro-o.
    Mas se leu a penúltima resposta que dei acima sobre todos chegarem a um consenso lógico matemático de que mentira=político verá que eu, particularmente, não consigo aceitar isso.
    O que fazer? Além de conscientizar meus alunos e espalhar sementinhas por aqui? Não sei :(

    Peço que não repares em alguns coments acima...os amigos portugueses estavam inspirados hoje:)

    Abraço fraterno e volte sempre...será uma honra!!!

    ResponderExcluir
  20. lol

    Cuscas!!!


    Não tenho pijama:) O meu cão também não.

    Isso de me meter com pessoas inteligentes tem o seu quê...

    Continuem lá...Vou descansar:)

    ResponderExcluir
  21. M.
    Cuscas?

    Te levo o pijama de presente e para o cão também:)

    Não sou tão inteligente quanto tu...o que é Cuscas? É um elogio ou o quê?

    Depois continuamos, agora também tenho muito o que fazer pelo dia...

    Inté:)

    ResponderExcluir
  22. Minha amiga em até certo ponto comungo da sua opinião, não acho que todos os políticos são corruptos e canalhas, acho que se salva uns 3 a 4%... isso para o nosso total desespero...

    Mas vamos que vamos....

    ResponderExcluir
  23. Minha querida amiga ROSA:
    Tem toda a razão em cada uma de suas sábias palavras, estamos de volta e pior, os governos estão vivendo nas costas dos seus cidadãos e não se importam menos e só Seben sempre fazer que a repressão e injusto, eu sei que alguma coisa está acontecendo no Brasil, e imagino o que está acontecendo na Europa etc ...
    Mesma coisa, os políticos são de outra raça e, pior, onde quer que estejam, o que deve fazer é procurar e explorar maneiras de criar empregos e fazer o seu site a fim de que eles são pagos, e eles só pensar em seus carros oficiais, secretárias, televisão, consultores de imagem e Visa Gold ..
    Os cidadãos não podem tolerar as coisas correr bem aqui na Espanha, existem 5.000.000 milhões de desempregados, que nunca aconteceu e não há grande descontentamento, saúde, educação e, especialmente, políticos ...
    Assim como você está querida Rosa, eu só gosto de você, você passa um fim de semana com sua família muito bem e tranquila, ela virá na próxima semana ...
    Um grande abraço e como sempre um milhão de agradecimentos para seus comentários, parece às vezes que você sabe de uma vida.
    Mari Trini sua amiga e um beijo forte, temos de ser fortes pior ainda não chegou ...

    ResponderExcluir
  24. Provos Brasil

    Para tudo sempre há excessões, o problema é que as excessões são raras...rsrs
    Veja a situação relatada acima pela colega da Espanha.
    Político é tudo igual só muda de nome, país e cuecas...kkkkk

    ResponderExcluir
  25. Mari Trini

    Como já te disse por lá estamos andando para trás.
    Democracia? Liberdade de expressão e manifestação?
    Esquece...agora é debaixo de balas de borracha, gás de pimenta, porrete e por aí vai.

    Só que não podemos deixar isso continuar. Não podemos nos submeter a isso. Temos de dar um
    Basta!!!

    Beijosssssssssssssssss minha LINDA! :))

    ResponderExcluir
  26. Oi pessoal sou filha da minha mãe eu gosto de xeretar oque acontece eu peguei o computador da minha mãe e ai eu escrevi isso ué cade? eu tinha escrito eu te amo mãe de sua FILHA :]

    ResponderExcluir
  27. Ha meu nome é Ana Paula tenho 8 anos

    Minha mãe vai viajar sem eu saber mais olha eu peguei ela ela vai para Europa no ano que vem

    ResponderExcluir
  28. Geeentee...isso que dá deixar o blog aberto para fazer outras coisas...

    Essa baixinha é impossível desde que nasceu, mexe em tudo e nada passa despercebido...ah...mas, eu pego ela :0

    Eu mereço!!!

    ResponderExcluir
  29. Ana Paula:

    Beijinhos:)

    Aguenta lá a tua mãe. A gente tenta aliviar-te...lol Mas ela cola...lol

    Aproveita quando ela viajar e muda as fechaduras da casa:)

    ResponderExcluir
  30. Amiga
    Quanto à associação politicos/ mentira não é comodismo...é pura constatação!
    A acção está no poder que temos (pelo voto) de lhes puxar o tapete e mostrar a nossa insatisfação!!!

    Reparei (como cusca que sou) que ninguém te ilucidou sobre o significado de "cusca"...
    Espero que já tenhas descortinado !!! lololol
    A farra (ou Zorra) já acabou...a ressaca vai indo...M. ainda está em convalescença, mas acredito na sua capacidade de emergir...:):)
    bjs grandes e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  31. Só depois reparei que a tua filha pregou uma partida..lolololol
    Foi o máximo, a menina...que audaz :)
    sai á mãe...
    Diz-lhe que venha contigo a Portugal...tenho duas gémeas que não se importariam de brincar com ela, apesar de terem mais 4 anos!
    Seria um prazer...agora a sério!
    bjs

    ResponderExcluir
  32. M.
    Como conselheira e educadora de crianças você é
    um fiasco...

    Não disse que tinha filhos? Assim que os educa?

    Coitadinhos...|o|o|o|

    ResponderExcluir
  33. CF
    Amiga, o voto já temos o problema é o poder de manipulação da velha e elitista mídia que facilmente aliena a grande massa dos eleitores que se deixar hipnotizar pelas dissimulações.

    Cusca, as formas de expressões de cada cultura é único e por vezes levamos algum tempo para descobrir...rsrsr

    Farra é muito bom, mas a ressaca que é o ptoblema...ainda mais quando se exagera |o|

    Quanto a minha pequena ela é muito da atrevida, se bobear sabe mais de computador do que eu...nos deixa malucos...algo me diz que ela e M. iriam se dar muito bem... A baixinha é inteligente e tem um senso de humor daqueles....rsrsrs

    Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  34. C.

    Querida Cris, não se preocupe...o importante é que veio até aqui.

    Vou já copiar o endereço para poder te acompanhar no novo cantinho.

    Bjs e abraços neste fim de domingo!!!

    ResponderExcluir
  35. Rosa, querida, obrigada pelas referências elogiosas a esta reles blogueira. Fique sempre à vontade para reproduzir o que quiser do ABC! É uma honra pra mim. Quanto à mentira no Poder, não nos esqueçamos do mais poderoso dos poderes da República, aquele poder elitista, que não aceita controle social, o Judiciário. Vivemos sob a Ditadura do Judiciário no meu humilde entendimento. E precisamos nos conscientizar disso. E iniciarmos uma luta nesse sentido. Não será nada fácil. Aproveito pra dizer que tenho tido dificuldade de acesso ao teu blog. Vem aparecendo um quadro de alerta dizendo que teu blog reproduz conteúdo do Blog da Dilma, e que foi identificado "malware" neste blog... Não sei se tal alerta é correto ou não, mas, se possível, verifique isso. Gostei muito também do post/video "Reclamar de quê?". Simples e eficaz. Superabraço carinhoso. Sonia

    ResponderExcluir
  36. Sonia
    Obrigada a você por proporcionar para nós um espaço tão verdadeiro e digno quanto o teu blog.

    Concordo quando fala do Judiciário,mas fui muito ingênua por muito tempo, apenas há uns dois anos que a "minha ficha caiu" de verdade, até sabia só não queria acreditar, até que vi, literalmente, o quanto estava enganada.
    E de fato temos uma árdua luta pela frente...

    Sobre o alerta que está aparecendo no blog, também estou preocupada e pensei que fosse só para mim que aparecia. Já fiz o que aviso pede e não some. Esse blog da Dilma acho que tem mais de 3 meses que não visito. Enfim, se você souber como resolvo isso te agradeço.Também vou continuar tentando resolver.
    Ô amiga companheira, fico feliz em compartilhar contigo do que pensamos e te visito sempre para poder aprender sempre mais.
    Um grande beijo e fique em paz.

    ResponderExcluir

Suas palavras são mais importantes que as minhas...