"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi, somente, assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

Traduzir esta página para:

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cansaço? Desconhecemos esse direito.


Que pergunta idiota! Desde quando professor tem algum direito? Quem dirá o de sentir-se cansado, oprimido, ressentido, desiludido, agredidos, MORTOS!
Valha-nos Deus!
De onde retirarmos as forças que se esvaem?
De onde colher o fruto da esperança perdida?
Em que fonte está a cura para as feridas que nos causam?
Onde é o abrigo para nos protegermos das balas?
Em que labirinto foi que nos perdemos?
Qual é a saída do calabouço que nos lançaram?
Ah...AMOR ou DOR? O que nos resta?
Salário digno? Bah! Isso é passado, agora a luta é pela VIDA!
Cansaço? Não, não temos esse direito também!
(Rosa Zamp)




Depoimento de colegas de trabalho:

"Acabei de ler uma noticia no jornal que me deixou revoltada!!!! O menino que atirou contra a professora queria dar um susto nela!!! Como assim???? UM SUSTO. Ah, tenha a santa paciência. Onde estão as brincadeiras do BOO e onde foi que esse menino aprendeu a dar um susto assim... 
SOCIEDADE BRASILEIRA, PROFESSOR NÃO É ESGOTO, PROFESSOR NÃO È LIXEIRA! 
Daqui a pouco a culpa vai acabar sendo da coitada da professora. 
Qual foi a base familiar desse menino?????
DEUS PROTEJA OS PROFESSORES QUE GANHAM UMA MISÉRIA E NUNCA SABEM SE SAIRÃO VIVOS DE DENTRO DA SALA DE AULA... Ah e para aqueles que são do contra e adoram arrumar justificativas, eu os convido a lecionar uma semana em uma escola publica, onde não há recursos, materiais apropriados e 40 alunos com energia de sobra e educação de menos." (V.W.B.)


"Nosso Ministro da Educação quer ampliar de 200 para 220 os dias letivos (4 semanas a mais) na Educação Básica.
Sr. Ministro da Educação, nós, professores, convidamos-lhe a passar apenas uma semana na sala de aula da Educação Básica, tanto na escola pública, quanto na escola particular, fazendo as ações inerentes a esta profissão (planejamento; correções; acompanhamentos; relatórios; atendimento aos pais; mediação em sala; etc...) para que sinta o quanto o trabalho do professor é INTENSO.
Na época em que o Ministro foi aluno as férias eram de 3 meses, havia menos alunos por turma, os professores eram respeitados, as famílias mais estruturadas e com mais tempo para os filhos. Hoje o contexto e a demanda são outras, o que justifica uma carga horária mais HUMANA.
Sugiro que o Ministro pense em AÇÕES PÚBLICAS que favoreçam verdadeiramente as crianças (lazer, saúde, alimentação, trabalho e moradia digna para os pais, etc...) porque não se aprende e se torna cidadão apenas pela ação da ESCOLA E DO PROFESSOR. Será trabalhoso demais SR. MINISTRO?
Sugiro, ainda, que o MINISTRO pense em como oferecer boas condições de trabalho e remuneração aos professores que estão a cada dia mais sobrecarregados e com péssima qualidade de vida. Ou a intenção é ACABAR com esta profissão? Se VOCÊ prefere uma ESCOLA DE QUALIDADE diga NÃO ao MINISTRO. Mas, se você acha que ESCOLA é DEPÓSITO de crianças diga SIM ao MINISTRO. Eu digo NÃO!!!.. e muitos NAO..." (L.P.)


Apenas desabafos...por enquanto...





Imagem: google
Video: youtube

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Stop EUA e aliados! Recado nas entrelinhas no discurso histórico de Dilma na ONU.



Não poderia deixar de registrar neste blog mais um fato histórico para o Brasil e para o mundo. Pela primeira vez uma mulher, Chefe de Estado com toda a legitimidade merecida, abriu a Conferência da ONU. E mais, além de mulher é uma latino americana, de um país chamado durante mais de 500 anos de terra de selvagens, terra do futebol, terra do samba, terra de mulheres nuas e tantos outros estereótipos sarcásticos e até ofensivos a este povo. O país dos miseráveis.
Uma mulher capaz de, mais que defender a soberania da sua nação, defender igualmente a soberania, a liberdade e a paz de tantos outros povos no mundo. Mulher que ousada, mas requintadamente desferiu um golpe certeiro nos responsáveis pela crise mundial. Mulher que teve o atrevimento de clamar pelo fim das intervenções nos estados (diga-se: "stop EUA"), pelo fim da matança de inocentes, pelo fim da busca desenfreada por capital e interesses políticos de poucos ao preço da desgraça de tantos.
Por fim, mulher e presidenta que não teve vergonha de falar a sua língua pátria, que não se intimidou diante de "gigantes" para interceder pelo Estado Palestino de direito e, em claro e bom tom, requerer definitivamente a cadeira permanente do Brasil nessa organização.
Parabéns Presidenta Dilma!
Rosa Zamp








Vídeo: Youtube
Imagem: Google

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

19 de Setembro de 1921 nascia um grande homem e mestre ilustre da nossa terra...

...Paulo Reglus Neves Freire
    Um dos maiores intelectuais do século XX, um homem sensível e amoroso, inteligente, lúcido e cheio de esperanças na humanidade, na educação e sobretudo na VIDA! Homem que ousou sonhar, lutar, denunciar e acreditar nas transformações sociais mesmo pagando preço alto como perseguição política, exílio e tantas árduas lutas.

"Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.
"...Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes."  (P.Freire)


    Por essa data pela qual não poderia me esquecer segue abaixo o post deste blog de 09/02/11 em homenagem e gratidão a ti Profº Paulo Freire.




"O que devo pretender não é a neutralidade da educação, mas o respeito, a toda prova, aos educandos, aos educadores. O respeito por parte da administração pública ou privada das escolas. É por isto que devo lutar sem cansaço. Lutar pelo direito que tenho de ser respeitado e pelo dever que tenho de reagir a que me destratem. Lutar pelo direito de ser você mesmo e nunca, jamais, lutar por essa coisa impossível, acinzentada e insossa que é a neutralidade. Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? “Lavar as mãos” em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele." (Paulo Freire)

A realização de uma escola pública que consiga oferecer a população o mínimo de saber, a fim de ter uma vida decente, não é responsabilidade desta ou aquela pessoa ou instituição, mas de todos os cidadãos de uma sociedade civilizada. Portanto, será através de muitas lutas e reflexões, que poderemos encontrar possibilidades de reinventar a escola e suas relações.  (Rosa Zamp)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Tempo!!!


Quero tempo...
Quero tempo para mim
Quero tempo para minha família
Quero tempo para navegar na internet, para blogar...
Ahhh...que saudades de postar e navegar pelos blogs que tanto amo, que me informam, que me ensinam, que me divertem...
Me perdoem amigos a falta de post e de visitas, ocorre que estou sem tempo. Agora, para brevemente fazer este simples post precisei optar entre fazê-lo ou dormir.
Será que o problema está em mim ou no tempo? Ou na minha profissão?
Acho que em mim. Há muito o que consertar nos meus ponteiros e engrenagens internas...
Enquanto não sai o conserto, não se esqueçam que sinto muita falta de todos...

Rosa Zamp

Imagem: google